09 novembro, 2015

OLIVEIRA, Rui Mora de - ESTRATÉGIA AEROESPACIAL : ciclos de evolução e perspectivas futuras. Por... Tenente-Coronel Piloto-Aviador. [Alfragide], Instituto de Altos Estudos da Força Aérea, 1993. In-4.º (23cm) de [2], 196, [2] p. ; il.; B.
1.ª edição.
Tese de mestrado em Estratégia Aeroespacial apresentada ao Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
Ilustrada nas páginas do texto a p.b. e a cores, com tabelas, desenhos esquemáticos, mapas e croquis.
"A campanha de bombardeamento durante a primeira guerra foi levada a cabo por uma aerostação muito desenvolvida e por uma aviação em fase de expansão. As acções desencadeadas pelos aviões foram, de início, pouco significativas, mostrando-se, no entanto, com o decorrer nos meses mais eficazes do que as executadas pelos dirigíveis.
O bombardeamento estratégico impôs-se , não tanto pelas baixas e destruição que provocou mas, fundamentalmente, pela perturbação sócio-económica que causou.
Apesar dos êxitos alcançados, o "atrevimento operacional" teve custos elevados sobretudos pelas perdas em pessoal, recurso crítico de difícil regeneração."
(excerto de A Primeira Guerra Mundial, O bombardeamento estratégico)
Matérias:
I - Ciclo ae Individualização
I.1 - A Preconcepção do Poder Aéreo. I.2 - A Primeira Guerra Mundial. I.3 - O Conceito de Poder Aéreo - Período entre Guerras.
I.4 - A Segunda Guerra Mundial.
II - O Ciclo da Projecção Aeroespacial
II.1 - Prova de Força em Berlim. II.2 - Guerra Limitada - Estudo de um Caso. II.3 - Evolução Tecnológica. II.4 - A Segunda Geração de Pensadores. II.5 - O Uso Militar do Espaço Exterior. II.6 - Evolução do Emprego da Força. II.7 - Caracterizações do Presente. II.8 - O Conflito do Golfo.
III - Perspectivas Futuras
III.1 - Tecnologias Críticas. III.2 - Sistemas em Projecto. III.3 - Perfil Provável das Operações.
Conclusões Finais
Rui Mora de Oliveira (n. 1957). "Ingressou na Força Aérea em 1973, no Curso de Oficiais Milicianos, tendo sido brevetado em 1974, em Alouette III, na Base Aérea n.º 3, Tancos (BA3). Após ter frequentado o Curso Superior de Ciências Militares e Aeronáuticas da Academia Militar, ingressa no Quadro Permanente em 1978, sendo colocado na Base Aérea n.º 6, Montijo (BA6), na Esqª. 551. Transita depois para a Esqª. 751, onde vem a comandar. No seu percurso, até chegar ao cargo de Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, desempenhou várias funções de relevo, tal como assessor militar para os assuntos da Força Aérea, no Gabinete do ministro da Defesa Nacional; Oficial de Estado-Maior, como oficial de operações aéreas no Supreme Allied Command Atlantic, Estados Unidos da América; Diretor do Curso Geral de Guerra Aérea e do Curso Básico de Comando no IAEFA; Comandante da Base Aérea N.º6; Comandante da Zona Aérea dos Açores; Diretor do IESM; Comandante da Logística da Força Aérea (CLAFA) e Chefe do Estado-Maior Conjunto. Da sua folha de serviços constam diversos Louvores e Condecorações, de que se destacam duas Medalhas de Ouro de Serviços Distintos - Colectivas, quatro Medalhas de Prata de Serviços Distintos, a Medalha de Mérito Militar de 1ª Classe, a Medalha de Mérito Aeronáutico de 2ª Classe, a Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar e a Medalha de Prata de Comportamento Exemplar."
(Fonte: www.emgfa.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário