03 junho, 2014

MOREIRA, Jayme - D. PEDRO I «O CRÚ». Esboço de estudo nosographico. Lisboa, Comp. e imp. na Typ. do Annuario Commercial, 1914. In-4º (25,5cm) de 54, [2] p. ; B.
Dissertação inaugural apresentada á Faculdade de Medicina de Lisboa (Trabalho do Instituto de Medicina Legal).
"Antes de entrarmos positivamente no assumpto que aqui nos trouxe - a nosographia de D. Pedro, vamos traçar succintamente o que era a epocha em que as suas paixões se debateram e levedaram os seus vicios. Tarefa ardua e aspera, ella, requer a erudição e experiencia de quem encaneceu sobre pergaminhos amarellecidos e velhos folios poeirentos. Nós, requisitos para tudo levar a cabo, só temos a boa vontade que nos anima e o desejo de acertar, neste trabalhoso paragrapho da historia portuguesa.
Sociedade quasi rudimentar tinham nella acção preponderante os nobres e os padres. O povo, a villanagem basta, esse era méra comparsaria que girava em volta dos dois primeiros poderes. Acima de tudo o rei, nobre dos nobres, escolhido e devendo por isso dar na sua alma a synthese da epocha em que vivia. Vemos que com D. Pedro tal se não deu. D. Pedro ultrapassou a epocha na sua crueldade. Não é bem o termo ultrapassar se bem que elle esteja justo - porque elle foi muito mais além na crueldade e nos instinctos inquisitoriaes. Mas tinha altas qualidades regressivas, que aos olhos da sciencia, o constituem num typo perfeito de degenerado. [...]
Era D. Pedro, ao que dizem os historiadores, um bem arcaboiçado e apparenciado rei. «De estatura grande, com real aspecto, a testa larga, os olhos negros e formosos, o cabello louro mas não muito, bocca não pequena mas com graça e o rosto largo» tal é o retrato que Antonio Caetano de Souza nos apresenta delle. [...] «Muito viandeiro» lhe chama Fernão Lopes, e amigo de meza farta e liberal. Era muito inconstante no amor, liberal até á prodigalidade, amante da tortura, tinha uma noção falsa da justiça; e era dado a subitos accessos de colera violenta e epileptiforme. Facilmente propendia para agradar, mas a ferocidade dominava-o. Todos estes caracteristicos fazem d'elle um rei terrivel, sanhudo e sombrio, tardo na falla e prompto no castigo, que castigava, comia e dançava, atravessando todo o seu reinado sem que nunca dos clarões da historia deixasse de nos apparecer como uma figura torva e sanguinosa, sem um lampejo de piedade."
(excerto do texto)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário