25 junho, 2014

PONTES, José - MUTILADOS PORTUGUESES : narrativas de guerra e estudos de reeducação. Lisboa, Guimarães & C.ª, 1918. In-8.º (20cm) de 192 p. ; B.
1.ª edição.
Conjunto de crónicas baseadas em testemunhos de soldados portugueses, feridos, regressados da Grande Guerra.
"Chronicas de jornal, feitas sobre o joelho, sem preocupações litterarias, breves, vivendo de impressões colhidas em conversas, transparecendo n'ellas a sinceridade e a modestia dos narradores, - vão ser reunidas em volume, porque, amigos dedicados, trabalhando com amor, pela obra de assistencia aos Invalidos da Guerra, julgam que são proveitosas á propaganda d'essa assistencia. Dizem respeito aos primeiros heroes portuguezes que se invalidaram fisicamente na guerra contra os allemães."
(excerto da apresentação)
Crónicas:
- De regresso da guerra, mostravam-se desalentados e deprimidos. - O primeiro cabo Pinho da Graça. - O bravo soldado Sequeira. - O soldado Eugenio Duarte. - O soldado Nuno Robalo. - Nunca mais será piloto de navios. - Os 4 bravos do posto de Mahuta. - O imperador Napoleão e o cirurgião Larrey. - A historia do José Duarte. - Dois feridos dos sitios de Coimbra. - O mutilado Seraphim Lourenço. - Joaquim Lopes, o cabo granadeiro. - Valente nas trincheiras e deprimido depois. - O cabo Torres foi um valente. - A anciedade de regressar á terra. - De retrozeiro a electricista. - Como morreu o tenente Grilo. - Estropiado pelos gazes asphyxiantes. - Esta guerra... é a guerra dos alferes. - O cabo Arnaldo Cabral. - Um soldado do 35. - O Henriques, do 15 de infantaria. - Até os mortos combatiam. - A ideia da Patria acima de tudo. - O Gonçalves, d'ao pé de Sacavem . - Ferido por um camarada. - O soldado Ramiro. - O alferes Campos Cazaes. - ... E desde hoje fez-se barbeiro. - Doentes e abandonados! - A gente de Portugal não treme. - De noite, ao soco aos «boches». - O regimento de infantaria 7. - Dois alferes do exercito de Portugal. - Exercicios de pre-reeducação. - Ainda os problemas da reeducação. - Uma só religião: - a da bondade. - Curas que parecem milagres. - As primeiras pernas provisorias. - Critica... de criticos que não sabem. - O primeiro braço de trabalho.
José Joaquim Fernandes Pontes (1879-1961). "Médico, jornalista e dirigente desportivo. Formou se pela Escola de Lisboa em 1908, defendendo a tese: Corridas de Maratona (1912). Foi mobilizado para a 1.ª Grande Guerra, onde serviu como capitão médico. Foi delegado oficial Português na 1.ª Conferência Inter Aliados. No regresso trabalhou num hospital que tratava dos traumatizados e deficientes da guerra. Houve nessa altura, algumas conferências inter aliados para estudarem medidas que viessem de encontro às vítimas da Guerra. Ele esteve nessa linha de combate. Foi pioneiro e chefiou o organismo central que zelava aqueles ex-combatentes. Por força dos bons serviços que prestou ao país e ao estrangeiro, recebeu diversas condecorações."
Exemplar brochado, em parte por abrir, em bom estado geral de conservação. Capas manchadas; contracapa restaurada nos cantos; lombada com sinais de manuseio.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário