22 junho, 2014

A INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA EQÜESTRE DE EL-REI D. JOSÉ I. Narração verídica feita por um jesuíta, testemunha ocular do acontecimento. Prefácio e nótulas de Ângelo Pereira. Lisboa, Editorial Labor, 1938. In-4º (23,5cm) de 60, [4] p. ; il. ; B.
Exemplar da tiragem de 280 em papel vergé, de uma tiragem de global de 300 exemplares (os outros 20 foram impressos em papel pluma).
Ilustrado com gravuras no texto.
Contém o mapa dos gastos com o banquete que a Câmara Municipal ofereceu à Casa Real.
"Emprehendeo o Marq. de Pombal fazer-se eterno no Mundo constituhindo-se immortal na memoria dos homens, não só pela indelevel lembrança das pavorozas acçoens, que nelle executara, mas deixando-se-lhe vizivel em huma permanente efigie, e parecendo-lhe, q. ainda era pouco saber, q. quazi todos os Ministros, Negociantes, Beneficiados, e dependentes não só na Cidade de Lisboa; mas ainda nas mais populozas do Reyno, tinhão o seu Retrato por principal ornato da sua primeira Salla de vezitas tributando-lhe muitos reverentes obzequios de gratidão, e respeito. [...]
Meditou, q. na Praça do Commercio da nova Luzitania se devia erigir hum Obelisco a memoria de El Rey D. José o 1.º; e gravando-se na baze por figuras as inscripçoens significativas do Edificio; ficasse elle na frente (da mesma materia de q. fosse feita a Regia Estatua) sustentando-lhe as Armas, e a Coroa: p.ª deste modo ficar vizivel a sua imagem a nacionaes, e Estrangeiros, q. nella entrassem, e eterno no Mundo. [...]
Determinada a tarde de 6 de Junho do anno de 1775 para a expozição desta Efigie, por ser dia em q. o seu original completava 61 de Idade se forão expedindo, e executando as Ordens para estar tão magestoza, como em Portugal nunca vista solemnidade. Na manhaa de dois de Junho sahio um Bando do Senado da Camara porq. se obrigava áo Povo puzesse luminarias nas tres noites de 6, 7 e 8..."
(excerto do texto)
Matérias:
- Prefácio. - Estatua Equestre. - Peso da Estatua. - Discobrimento. - 1.º Dia. - 1.º Carro. - Mezas Publicas. - Seg.º Dia. - 2.º Carro d'Apolo. 3.º Carro do Oceano e Thetis. - Carro de Portugal Triumphal. - 5.º Carro Europa. - 6.º Carro Azia. - 7.º Carro Africa. - 8.º Carro America. - Fogo. - Meza p.ª a Corte. - Mappa. - 3.º Dia. - Considerações.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Páginas apresentam manchas de oxidação. Dedicatória autógrafa (prefaciador?) na f. anterrosto. 
Muito invulgar.
Com interesse pombalino e olisiponense.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário