04 junho, 2014

CARMO, José Pedro do - TOUROS : arte portuguesa. [Prefácio de D. Francisco de Mello e Noronha]. Lisboa, Livraria Popular de Francisco Franco, [1927]. In-8º (19cm) de 200 p. ; [1] f. il. ; B.
Ilustrado com o retrato do autor em extratexto.
Colecção de crónicas taurinas, com interesse para a história da Festa Brava em Portugal.
Valorizado pela extensa dedicatória autógrafa do autor.
"Há publicações, entre nós, atinentes a toureio e a touradas, mas fóra da orientação pedagogica (permita-se-me o vocabulo) e deleitosa da presente, que ministra por inteiro a noção exata da cousa, eliminando antecipadamente motivos de equivoco, fornecendo as necessarias definições, acentuando cada fase e ainda por fim alegrando o conjunto com o acrescimo de notas ou recordações de senas e passagens correlacionadas com o assunto e natureza do livro ou a seu proposito."
(excerto do prefácio)
Matérias:
- Praças de touros em Lisboa. - Praça do Campo Pequeno. - As esperas de touros. - Reais toureiros. - D. Miguel e a sua obra. - Ferra, Tenta e Enchocalhação. - O Touro. - Hastes e Pintas do touro. - Touros notaveis. - Toureio a cavalo. - A morte de Fernando de Oliveira. - Toureio pedestre. - Direcção da lide. - Campinos e Moços de forcado. - A embolação. - A vila de Salvaterra. - O critíco. - Touradas de corda. - As Alternativas. - Touradas de fidalgos. - Escolas de toureio. - Volta-se o feitiço. - Como se forja uma alcunha. - Boa resposta. - A edade de José Bento de Araujo. - Uma revelação. - Contrastes. - Piadas do sol. - Guerrita (arte e aficion).
Exemplar em bom estado geral de conservação. Falta da capa de brochura, conservando a contracapa. Para encadernar.
Pouco vulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário