28 junho, 2014

EGEN, Jean - OS JESUÍTAS NA HORA DA CONTESTAÇÃO. Lisboa, Editorial O Século, 1971. In-8º (20cm) de 63, [1] p. ; il. ; B. Col. A Par do Tempo, 1
Trabalho sobre a Companhia de Jesus publicado originalmente em França, em 1970. "Há pouco mais de um ano, Jean Egen publicava em Le Monde Diplomatique uma reportagem sobre Os Jesuítas na Hora da Contestação, que provocou as mais violentas controvérsias, especialmente nos meios religiosos e diplomáticos da Europa."
Ilustrado com desenhos e fotogravuras no texto.
"«O delinquente inigo de Onaz e Loyola é intrépido e arrogante. Enverga uma jaqueta de coiro e anda armado com uma espada e uma pistola. É pérfido, brutal e vingativo...» Era nestes termos que o regedor de Pamplona descrevia, em 1515, o futuro fundador da Companhia de Jesus. «O delito é enorme - sublinhava -, porque perpetrado durante a noite, com malícia e insolência.» Nunca se soube qual era esse enorme delito cometida nas galhofeiras noites de Carnaval, mas, a julgar pelo relatório da Polícia, Inácio de Loyola não parecia ter nada de particular que fizesse dele um santo. Mais próprios do que a auréola terão sido as galeras e o cadafalso, que os navarros predisseram para esse impetuoso cavaleiro de então.
Ora isso prova que não se deve julgar um homem pelos seus antecedentes..."
(excerto do Cap. III, Os caminhos que conduzem a Roma)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário