24 junho, 2014

A TRAGEDIA DE 1 DE FEVEREIRO. Noticia historica do attentado contra a Familia Real Portugueza. Lisboa, [s.n], 1908. In-8.º (22,5cm) de 15, [1] p. ; [4] f. il. ; B.
1.ª edição.
Opúsculo publicado pouco tempo após o regicídio. Relata as ocorrências do dia 13 de Fevereiro de 1908, desde a partida da Família Real de Vila Viçosa até à sua chegada ao Terreiro do Paço, culminando no assassinato, minutos mais tarde, do monarca português, o rei D. Carlos e o princípe herdeiro, D. Luís Filipe.
Ilustrado em extratexto com os retratos dos membros da Família Real: Sua Magestade El-Rei D. Carlos, Sua Alteza Real o Princípe D. Luis Fillipe, Sua Magestade a Rainha D. Amelia e Sua Magestade El-Rei D. Manoel II.
"Narremos os tragicos acontecimentos que vieram, manchar com sangue de monarchas portuguezes o livro brilhantissimo e aureolado da nossa historia patria onde ha paginas de epopeia e episodios grandiosos como em nenhuma outra. [...]
As carruagens partiram a trote pela rua occidental do Terreiro de Paço, e as differentes pessoas, que iam e vinham ao longo da arcada e pelos passeios, tiravam respeitosamente o chapeu, a que o rei correspondia conservando nos labios um sorriso attrahente, que a rainha imitava, inclinado a cabeça com a sua proverbial amabilidade.
Nada fazia prever a imminencia da catastrophe que segundos depois teria logar.
Quando o landau ia a descrever a curva para entrar na rua do Arsenal, n'esse momento, Buiça, um dos regicidas, affastou-se d'um kiosque de refrescos, que fica dentro das arcadas, tirou debaixo da gabão que vestia uma carabina Manlicher com que se munira, e sereno, com a maior tranquillidade, visou D. Carlos á sua vontade..."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação.
Raro.
Com interesse histórico.
20€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário