27 junho, 2014

OSORIO, Paulo - CRIMINOSOS LOUCOS. A criminologia moderna. A Medicina legal portuguêsa. As bases d'uma reforma. Porto, Empreza Litteraria e Typographica, 1906. In-8.º (19 cm) de 113, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo coevo de criminologia.
"Para a sciencia, o crime deixou de ser uma entidade abstracta e o criminoso um reprobo digno de ser flagellado sem dó. Porque, separada essa noção do crime, tanto quanto possivel, de todo o artificio de que o direito convencionalmnente a foi cercando, e deixar ficar nella tão sómente aquillo que, derivado das leis naturaes, o andar das civilizações, com o transmudado das epocas e dos costumes, nunca modificou, - o criminoso ficou sendo, perante o criterio scientifico, o producto naturalmente resultante de condições individuaes e mesologicas, acarretando ab ovo com taras ancestraes que, para um terreno prohibido, a fatalidade do meio, mais tarde, encaminhou. [...]
A condemnação, em face da moderna sciencia, perde pois o seu velho caracter de vingança, para ficar sendo apenas um instrumento de defesa. E eis porque o regimen das prisões deveria ser moldado em termos que não fizessem com as ideias modernas de sciencia do crime um triste e flagrantissimo contraste.
Ferri classificou os delinquentes em cinco cathegorias, differenciadas d'um modo nitido por caracteres essenciaes: o louco ou quasi louco (praticando o crime sob o imperio d'uma psycose), o nato ou instinctivo (fadado organico-psychicamente para o crime), o habitual (que do meio que o cerca e da pratica continuada do delicto foi adquirindo qualidades equivalentes ás do criminoso instinctivo), o occasional e o de paixão; e menciona correlativamente quatro classes de meios de defesa collectiva: os preventivos (policia, educação, etc.), os reparadores (indemnisações, multas), os repressivos (detenção, suspensão de direitos, desterro, etc.) e os eliminadores (morte, reclusão perpetua em estabelecimentos proprios, deportação com abandono em paizes selvagens)."
(Excerto do Cap. I)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos, manchadas de oxidação.
Raro.
Sem registo na BNP (Biblioteca Nacional).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário