26 junho, 2014

LANDELLE, G. de la - A VINGANÇA DO SARGENTO: romance maritimo. Versão de M. Pinheiro Chagas. Volume I [e II, III e IV]. Lisboa, Empreza da Historia de Portugal, 1903. 4 vols in-8º (18,5cm) de 198, [2] p., 193, [3] p., 194, [2] p. e 244, [2] p. ; il. ; E. num único tomo. Bibliotheca Portugueza Illustrada, XIV
Romance marítimo, ilustrado com belíssimos desenhos de página inteira.
"O capitão, senhor abaixo de Deus, segundo o texto dos antigos foraes maritimos, rei de bordo, commandante e chefe, que, logo que se faz ao largo, se navega isoladamente, não está submettido a fiscalisação de especie alguma, e tem direito de fazer vergar todas as vontades deante da sua, só com o risco de ser depois accusado de abuso de poder - o capitão é homem, e, como tal, não está isento de nenhuma das fraquezas nem das paixões humanas.
O seu caracter individual modifica forçosamente o regimen a bordo. Ordenanças e regulamentos de nada servem. O facto prevalece evidentemente contra o direito. Em virtude da propria lei superior a todas, a disciplina, sem a qual não ha salvação para o navio, é elle o unico senhor. Por isso sejam quaes forem as suas tendencias, as suas predilecções, os seus predicados, as virtudes e os seus vicios, as pessoas, collocadas debaixo de suas ordens, hão-de resentir-se d'elles para bem ou para mal.
Se é de indole perversa, poderá satisfazer á vontade os seus perniciosos instinctos; se quizer ser despota, se quizer ser cruel, sel-o-ha. Fará pesar um jugo de ferro sobre os seus subalternos, porque ninguem a bordo póde subtrahir-se á sua auctoridade, ou arrostal-a sem perigo.
Ora, projectando reunir debaixo do titulo collectivo de Quadros do mar uma numerosa série de estudos litterarios sobre os usos e costumes, os habitos, a vida e gestos, e os trabalhos da marinha, era impossivel omittir a pintura do Despotismo a bordo.
Tal é o objecto d'este livro..."
(excerto da introdução)
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Lombada apresenta desgaste nas extremidades.
Muito invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário