02 junho, 2014

CONSETT, M. W. W. P. - A GUERRA ECONÓMICA. Luta diplomática sôbre os direitos marítimos dos beligerantes. Traduzido do inglês pelo Contra-Almirante Alberto Carlos Aprá. Volume I [e Volume II. Comércio com o inimigo]. Lisboa, Edições Cosmos, 1939. 2 vols in-8º (20cm) de 199, [9] p. e 268, [2] p. ; il. ; B. Colecção Documentos da Grande Guerra : 1914-1918
"Não tem este livro o menor intuito de depreciar ou elogiar países que estiveram envolvidos no cataclismo de 1914-1918, quer como beligerantes, quer como neutros.
Tentamos mostrar como uma guerra se pode vencer disparando poucos tiros; e, portanto, como a Grande Guerra poderia ter durado menos de metade do tempo que durou, reduzindo, assim, a metade os milhões de mortos, de mutilados e de orfãos que causou.
Também julgo que este livro tem um bocadinho de moral; o que lhe acarretará a censura daqueles que enriqueceram sentados em cómodos maples, enquanto os seus compatriotas caíam no campo da honra, batendo-se pela Pátria que, infelizmente para esta, também era a deles. [...]
Triunfo das Forças Desarmadas, obra escrita pelo almirante inglês Consett, que, durante a Grande Guerra, serviu, como adido naval, junto dos Países Escandinavos, e que, portanto, poude estudar, in-loco, o que se passava, ficando com grande autoridade para publicar o livro que eu traduzi."
(excerto do prefácio do tradutor)
Exemplares brochados em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário