08 junho, 2014

MONTELLO, Visconde de - OS EPISODIOS MARAVILHOSOS DE FÁTIMA. Pelo... [Guarda], Empresa Veritas, 1921. In-8º (15cm) de 70, [2] p. ; il. ; B.
Ilustrado com fotogravuras no texto e em página inteira.
"Na manha do dia treze de Maio de 1917 um menino e duas meninas andavam apascentando, como era seu costume, um pequeno rebanho de ovelhas, pertencente a suas familias, numa peopriedade da serra de Minde, situada na freguezia de Fátima, concelho de Villa Nova d'Ourem, districto de Leiria. [...]
Aproximava-se naquelle memoravel dia a hora do meio-dia astronomico. Segundo o seu costume, as tres creanças, depois de se terem occupado durante bastante tempo nos seus innocentes divertimentos, puzeram-se a rezar o terço do Rosario, devoção muito querida dos habitante daquella freguezia. Apenas tinham acabado de o recitar, quando viram de repente brilhar no espaço, a pequena distancia dellas, a claridade fulgurante de um relampago e apparecer quasi simultaneamente, sobre a copa de uma pequena azinheira, um vulto radioso e encantador de mulher, de extraordinaria belleza."
(excerto do Cap. I, As Apparições de Fátima)
Matérias:
- As Apparições de Fátima. - O interrogatorio dos videntes. - Os phenomenos assombrosos de 13 de Outubro de 1917. - Uma cura extraordinaria. - O dia 13 de Outubro de 1919. - A morte da vidente Jacinta de Jesus Marto. - A grandiosa peregrinação de 13 de Maio de 1920.
Visconde de Montelo, é o pseudónimo do Padre Manuel Nunes Formigão (1883-1958). "Aos 12 anos entrou no Seminário Patriarcal em Santarém, onde realizou os estudos eclesiásticos, findos os quais foi enviado a Roma, onde obteve o grau académico de Doutor em Teologia e Direito Canónico pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Em Roma, recebeu também a ordenação sacerdotal, a 4 de Abril de 1908. No ano seguinte, regressou a Portugal, depois de ter passado um mês em Lourdes. Em Outubro, iniciou a sua actividade de professor no Seminário de Santarém, dedicando-se simultaneamente a diversas actividades apostólicas. Vivendo num tempo hostil para a Igrja, dedicou-se ao apostolado junto dos jovens, lutou pela defesa da fé e pugnou pelos direitos dos mais pobres e desprotegidos. Foi notável a sua acção durante a epidemia pulmónica. Também as crianças pobres e abandonadas foram objecto da sua dedicação. O seu zelo apostólico confirmou-se de igual modo, nas sucessivas etapas da sua vida em Bragança, Évora e Porto, incidindo a sua dedicação na formação de sacerdotes diocesanos e religiosas do seu Instituto. Em Setembro de 1917 entrou em contacto com as aparições de Fátima; o seu envolvimento, desde o início, com os videntes, a sua preocupação em apurar a verdade e o significado da mensagem, a sua dedicação sem limites na sua divulgação mereceram-lhe o epíteto de "Apóstolo de Fátima". Para dar resposta a uma comunicação da Mãe de Deus à vidente Jacinta, a ele destinada, fundou a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, cujo fim especial é reparar as ofensas que se cometem contra o amor de Deus. Esta congregação está presente em Fátima e tem a seu cargo o Sagrado Lausperene no Santuário."
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Aparado. Capas frágeis com defeitos. Mancha escura atinge a capa e as primeiras folhas do livro.
Raro.
Sem indicação de registo na BNP (Biblioteca Nacional).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário