16 maio, 2012

NO MAR : Episódios da Vida dos Marinheiros – LIGA NAVAL PORTUGUESA. [Prefácio de Eduardo Lupi]. Lisboa, J. Rodrigues & C.a, Editores, 1935. In-8º grd. (22,5cm) de XXIII, 194, [4] p. ; il. ; E.
Ilustrado no texto com belíssimas fotografias a p.b. de navios da Marinha de Guerra e outros.
“Ir a Badajoz ver lidar toiros é excursão sem pretensões a cultura intelectual ou moral. Ir a Paris palmilhar os boulevards, frequentar Montmartre ou Montparnasse, não trás sólidos benefícios ao saber nem à conduta. Mas viajar em serviço como oficial da Armada, isolado ou a bordo de navios de guerra, é coisa bem diversa: há que manter aprumo no navio, na tripulação, no procedimento próprio e assim, em comparações inevitáveis, se notam as perversões de certos povos, a hipocrisia de outros, a brutalidade animal de muitos deles…” (excerto do prefácio)
Matérias: D. Gilianes de Mascarenhas, por Alfredo Botelho de Sousa. O posto militar da ilha Tekomajl, por Pedro de Azevedo Coutinho. O Malhado, por Ivens Ferraz. Regresso de Estação, por D. Bernardo da Costa Mesquitella. Na costa de Moçambique, por Alfredo Caçador. Homem ao mar!, por Carvalho Brandão. Um invulgar acidente de Navegação, por Mata Oliveira. Contra-torpedeiro «Douro», por Agnelo Portella. Vigilancia da Beira, por António A. de Cisneiros e Faria. O Boi João, por Nuno Telles Pinto. Numa viagem do S. Gabriel, por Jayme do Inso. Hoihau, por Ivens Ferraz. Episodio, por Guilherme C. d’Oliveira. O Espectro, por Emilio San Bruno.
Encadernação inteira de pele com dourados na lombada e cercadura a ouro nas pastas.
Conserva as capas de brochura (plastificadas).
Bom exemplar. Apresenta assinatura de posse na f. anterrosto.
Invulgar.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário