13 maio, 2012

PACHECO, A. Ayres - NO TEMPLO DOS JERONYMOS : oração funebre. Pronunciada nas exequias de El-Rei D. CARLOS I e do Principe Real D. LUIZ FILIPPE, mandadas celebrar pelo governo no dia 25 de abril de 1908. Segunda edição. Lisboa, Joaquim José Teixeira Bastos, 1908. In-4.º (25,5cm) de 24 p. ; B.
Opúsculo ilustrado com o retrato do autor em extratexto.
"Publicando este discurso, tenho principalmente em vista satisfazer a opinião do paiz, que reclama esse publicação, e evitar que me sejam attribuidas coisas que eu não disse e que circularam com applauso em alguns jornaes. [...] Como todos podem vêr, para ninguem foi offensiva a minha palavra. Não ha n'ella a minima individualisação, ha sim a evidente intencionalidade de não querer magoar ninguem, nem mesmo ferir a memoria dos dois regicidas, d'esses desgraçados, que devem compartilhar, não dos nossos odios, mas da caridade das nossas orações. Reservo, pois, para mim a responsabiliadde das minhas palavras, deixando para os outros a responsabilidade da interpretação que lhes queiram dar."
(excerto da introdução)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário