20 maio, 2012

SANTOS, Machado – A REVOLUÇÃO PORTUGUEZA : 1907-1910. Relatório de… Lisboa, Papelaria e Typographia Liberty de Lamas & Franklin, 1911. In-4º (25cm) de 174 p. ; [1] doc. Fac-sím. desdob. ; il. ; E.
Contém um retrato de Machado Santos (da autoria de T. Bordallo) com a sua assinatura facsimilada.
1ª edição.
Ilustrado no texto com inúmeras fotografias de personalidades intervenientes no processo revolucionário, e outras.
“O historiador que mais tarde desejar fazer a historia da revolução de 1910 em Portugal, encontrará no nosso modesto trabalho, Verdade e Justiça, mas, para o poder aproveitar, carece de o ler com muita atenção, porque, não se ocultando traições, desanimos e defeitos dos homens, nenhum d’esses actos tem o relevo que á simples vista os faça notar. Depois da proclamação da Republica, os heroes e os organizadores da revolução cahiram sobre o Paiz como nuvem de gafanhotos. O Governo Provisorio tomou-os a serio e os verdadeiros foram postos de banda. Seria caso virgem na historia não suceder assim. O nosso relatório desmascara-os, porque, no momento da acção, ninguém sabe onde se esconderam.”
(introdução)
“Escrito pouco depois do 5 de Outubro e publicado em 1911, o famoso relatório de Machado Santos intitulado A Revolução Portuguesa constitui, sem dúvida, uma das fontes fundamentais para a história da Revolução Republicana, especialmente para a narrativa dos factos ocorridos entre a noite de 3 de Outubro e a manhã do próprio dia 5. Desde logo porque o seu autor é unanimemente reconhecido como o actor principal no teatro das operações, a partir do momento em que tomou a decisão de resistir na Rotunda com um punhado de escassas centenas de militares e alguns civis, quando tudo parecia já perdido para as forças republicanas.”
Encadernação em meia de percalina com ferros a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Capas apresentam restauros. Assinatura de posse na f. anterrosto.
Invulgar.
Com interesse histórico. 
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário