01 maio, 2012

LOUREIRO, Urbano - OS RIDICULOS. Estudos humoristicos e de photographia : por... Porto: Typ. de Manoel José Pereira, 1874. In-8º (18cm) de [6], 246, [2] p. ; E.
Urbano José de Sousa Loureiro, nasceu a 30 de Agosto de 1845, no Porto e faleceu a 10 de Junho de 1880, em São Mamede de Infesta. Foi um jornalista, temível panfletário e escritor. Manteve no Porto uma revista satírica e humorística - Os Gafanhotos.
"Não se cuide que vou agora escrever um Tratado de educação para ser adoptado nos collegios de meninas, ou que me proponho discutir se á mulher compete mais funda instrucção, do que a necessaria para fazer diariamente os assemtos das compras e dar a roupa ao rol no principio de cada semana. Esta questão de infinita gravidade, é para os meus amigos socialistas Henrique Mooreira e Porphirio, auctores da Mulher e a familia e da Mulher atravez dos seculos, ou para o sr. conde de Samodães, traductor da Mulher sem outro appenso, obra que nunca me dei á pachorra de ler e espero em Deus nunca terei." (D. Perpetua, excerto do texto)
Encadernação inteira de carneira com ferros a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação; apresenta defeitos na pasta anterior.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário