21 maio, 2012

CASTRO, D. João de - PORTUGAL AMOROSO. 2.ª Edição. Lisboa, Edição da Revista «Ocidente», 1945. In-8.º (18,5cm) de 382, [2] p. ; B.
1.ª edição portuguesa.
(Edição original publicada no Brasil em 1923).
Conjunto de novelas históricas: - O peccado de El-Rei D. Affonso Henriques. - A freira roubada. - A vingança do Senhor de Aborim. - Os tres irmãos de Siqueiros. - Rainha sem throno. - A noiva do conjurado. - A sereia dos olhos verdes. - Sangue de amor. - O preço da felicidade.
D. João de Vasconcelos Sousa Castro e Melo (1871-1955). "Ficou na história da literatura portuguesa com o nome de D. João de Castro. Tornou-se inicialmente conhecido devido à inovadora obra poética, mas salientou-se no romance psicológico de carácteres e na investigação histórica. Fez parte de um grupo de escritores que na sua irreverente juventude foi conhecido pelos "Nefelibatas", de que faziam parte, entre outros, Júlio Brandão, Raúl Brandão, Justino de Montalvão, Alberto de Oliveira, Eduardo d'Artayett e, ainda, o pintor Inácio de Pinho e o caricaturista Celso Hermínio. Deixou vasta obra (poesia, romance, teatro, etc.), e colaborou desde 1926 até à sua morte, em 1955, com "O Primeiro de Janeiro", escrevendo quinzenalmente os "artigos de fundo", muitos deles dedica dos à história das famílias. Também foi o autor das notas históricas incluidas nos primeiros 80 números do "Boletim da D.G. dos Edifícios e Monumentos Nacionais". Muitos dos conhecimentos sobre a genealogia da família devem-se às suas criteriosas investigações, das quais deixou inúmeras notas manuscritas. Algumas das suas novelas foram inspiradas em factos e tradições da ascendência do casal (veja-se por exemplo o livro Portugal Amoroso)."
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário