30 maio, 2012

GUERREIRO, Miguel do Couto - TRATADO // DA // VERSIFICAÇAÕ PORTUGUEZA, // DIVIDIDO EM TRES PARTES: // A primeira contém hum brevissimo Compendio // das regras mais praticaveis da Metrificaçaõ; // a segunda hum amplissimo Diccionario // de Consoantes; e a terceira Instrucções // para a perfeita Poetica. // OFFERECIDO // AO EX.mo ER.mo SENHOR // D. DOMINGOS JOSEPH // DE ASSIS MASCARENHAS, // Principal da Santa Igreja Patriarcal de Lisboa, // do Concelho de sua Magestade, // &c. &c. &c. // POR SEU AUTHOR /// MIGUEL DO COUTO GUERREIRO // LISBOA // Na Of. Patr. de FRANCISCO LUIZ AMENO. // M. DCC. LXXXIV. // Com licença da Real Mesa Censoria.  In-8º (15cm) de [8], 521 p. ; E.
“Observando eu, que muitos sujeitos engenhosos faziaõ versos errados, julguei, que se naõ deliberavaõ a aprender os preceitos do Metro, temerosos da tal, ou qual extensaõ, que viaõ nos volumes, que trataõ desta materia. Quiz pois em obsequio seu mostrar-lhes no Compendio, que publîco, quam pouco estudo he necessario para ao menos fazerem versos certos. Basta, que se aprendaõ, e entendaõ as regras em verso; que as prosas só servem para explicaçaõ dellas, excepto onde trato da travaçaõ. Mas sabendo, e praticando as poucas regras, que dou, e consultando pessoas doutas, e intelligentes, poderá qualquer por-se perfeito na metrificaçaõ sem adjutorio de outros livros.” (introdução: "Ao Leitor")
"O Tratado da Versificação Portuguesa é composto por três partes: um texto introdutório sobre a técnica versificatória, segue-se o dicionário que se estende ao longo de 440 páginas, e completa o volume um texto posfacial, em verso, sobre a teoria poética. As listas infindáveis de formas (mais de 30.000), subordinadas pela sua estrutura rimática, poderão fornecer preciosas informações para a história do vocabulário e universo poético e também para a história da língua, nomeadamente no que respeita à inovação e à criatividade lexical."
Encadernação inteira de pele com dourados e título a ouro sobre rótulo vermelho.
Exemplar em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. rosto. Defeitos nas pastas.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário