08 maio, 2012

BENSAUDE, Joaquim – AS ORIGENS DO PLANO DAS INDIAS. Resposta ao artigo do Excelentissimo Sr. Dr. Duarte Leite. Paris, Livraria Aillaud, 1930. In-8.º (23,5cm) de 20 p. ; B.
Valorizado pela dedicatória autógrafa do autor ao Dr. Duarte Leite.
“D. Henrique era um asceta dominado pelo sincero entusiasmo religioso de um cruzado votado á defesa da Cristandade. O seu plano de atingir a India foi o ultimo de uma serie de projectos concebidos na Europa e na Mongolia desde o meado do seculo XIII, para destruir o poder do Islam, ameaçador da Cristandade e da civilização europeia. Os esforços de D. Henrique para tirar partido económico das navegações foram impostos pela imperiosa necessidade de alcançar recursos para o prosseguimento metódico das suas empresas náuticas, eram o meio apenas para alcançar o fim: preparar a derrota dos Islamismo no Oriente.” (excerto do texto)
Joaquim Bensaúde. “Historiador português nascido em 1859, em Ponta Delgada, e falecido em 1952. Desde muito novo, viajou por toda a Europa, tendo vindo a formar-se em Engenharia Civil em Hanôver. Distinguiu-se pelos seus trabalhos sobre os Descobrimentos e, em especial, sobre o desenvolvimento da ciência náutica e cosmográfica no nosso país.“
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário