11 maio, 2012

[MARTINS, Cap. Ferreira] – RECOMENDAÇÕES E CONSELHOS AOS GRADUADOS NAS VESPERAS DA INCORPORAÇÃO DOS RECRUTAS. Por Um Comandante de Bateria. Lisboa, Typ. La Becarre, [1912]. In-8.º (22cm) de 22 p. ; B. Separata da Revista de Artilharia
1.ª edição.
“Dentro de poucos dias vamos receber os mancebos recrutados segundo a nova lei, onde o Governo da Republica firmou definitivamente o principio justo, igualitário e patriótico do serviço militar obrigatório. Pela primeira vez, vão entrar neste quartel, não só os pobres, os humildes, os desprotegidos da fortuna, que constituíam, até agora, a grande massa dos recrutados, mas também os ricos e remediados, proprietarios e lavradores, estudantes e empregados publicos, todos aquêles, emfim, que no passado regime, podiam remir por dinheiro a sua obrigação de servir a Patria como soldados.”
(1.º parágrafo da obra)
Opúsculo de grande raridade e interesse histórico. No verso da f. anterrosto consta a seguinte inscrição manuscrita: Prelecção feita aos graduados da 1ª Bateria do R. Art. 2 (Figueira da Foz) nas vésperas da incorporação dos recrutas de 1912, pelo com. de bateria, cap. Luis A. Ferreira Martins.
Carimbo na f. rosto, com a inscrição “[Ilegível] Ferreira Martins / Algés – Portugal” (carimbo de oferta?).
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Livro sem indicação de registo na base de dados da BNP (Biblioteca Nacional).
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário