19 maio, 2012

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DE PORTUGAL : das Invasões Francesas aos nossos dias. Direcção de João Medina. Colaboração de Aniceto Afonso, António José Telo, António Sousa Francop, António Matos Ferreira, António Pinto Ravara, Armando Castro, Carlos Alberto Medeiros, Carlos Oliveira Pinto, Eduarda Dionísio, Ernesto Castro Leal, Fernando Catroga, Fernando Marques da Costa, Fernando Piteira Santos, Francisco Canais Rocha, Francisco Fortunato Queirós,  Hipólito de la Torre Gómez, Isabel Soares, Jacinto Baptista, Jorge Gaspar, José Manuel Tengarrinha, Luís Alves de Fraga, Luís Reis Torgal e Victor Wladimiro Ferreira. 7 vol. in-fólio (30cm) ; mto il. ; E. 
[1º e 2º vol.] : Monarquia Constitucional : das origens do liberalismo à queda da realeza . - (291, [4] ; 280, [3] p.). 
[3º e 4º vol.] : Primeira República : da conspiração republicana ao fim do regime parlamentar . - (302, [1] ; 299, [1] p.). 
[5º e 6º vol.] : Ditadura do Estado Novo : do 28 de Maio ao Movimento dos Capitães . - (307, [1] ; 307, [1] p.).
[7º vol.] : Portugal de Abril : do 25 de Abril aos nossos dias . - (321, [2] p.).
Obra de fôlego, importante documento histórico dedicado em exclusivo aos dois últimos séculos da História de Portugal.
Muitíssimo ilustrada a p.b. e cores com fotografias de grandes momentos históricos, bem como desenhos e cartoons plenos de humor e sátira - tão característicos do final do séc. XIX, príncipio do séc. XX -, dos mestres consagrados. 
"A presente história, fruto do trabalho em comum de vintena e meia de colaboradores, na sua grande maioria docentes universitários, pretende ser, aliás sem paradoxo, ambiciosa e modesta. Ambiciosa porque intenta cobrir lacunas sentidas por quantos fazem história, ensinam ou apenas estudam o período contemporâneo, lacunas que vão desde a inacessibilidade de algumas fontes textuais até à pura inexistência de qualquer contributo bibliográfico mínimo em determinados sectores; neste domínio sentimos, assim, o compreensível orgulho de termos aberto novos caminhos, chamando ao campo focal da historiografia portuguesa zonas até aqui ignotas ou descuradas. 
Por outro lado, todavia, a consciência clara de algumas limitações inevitáveis força-nos a contrapor à referida ambição uma modéstia assumida e sincera: não estamos, agora que a obra está acabada, diante de um estudo definitivo, com julgamentos históricos que transitassem em julgado, antes nos apercebemos de que, no fundo, ainda é grande o campo deixado a pesquisas novas, mais fundas ou mais ricas. Fizemos a história possível do período contemporâneo que se inicia com os primórdios da revolução liberal portuguesa e que se encerra com o período de estabilização do processo de restauração da democracia após a «revolução dos cravos»: são quase dois séculos de fértil, complexa, atribulada e apaixonante aventura nacional, evocada no que ela tem de essencial, relevante e significativo. Aqui estão, pois, a revolução liberal e o tíbio constitucional dela saído, o projecto republicano alvoraçadamente concebido em momentos alternados de apatia e fervor, amargura e esperança pátrias; a difícil implantação do sonho de 1910, a trágica degradação do novo regime ao longo de uma década e meia de desilusões e balbúrdias, a fatal preparação da ditadura que depois triunfa, o seu perfil ideológico e a sua natureza estranhamente repressiva, a queda do longevo «Estado Novo» que em vão se procurara emendar, e, por fim, o processo de readaptação do País a uma situação de liberdade, a uma nova dinâmica social." (excerto do prefácio do Prof. João Medina) 
João Medina, "é Professor catedrático de História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; nasceu em Moçambique em 1939; licenciou-se em Filosofia na Universidade de Lisboa; doutorou-se em em Sociologia na Universidade de Estrasburgo, tendo ensinado na Universidade de Aix-en-Provence (França). Em Portugal foi Director-Geral no Ministério da Comunicação Social (1975-1977); desde 1988 é professor catedrático de História na faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ensinou ainda nas universidades de Colónia (Alemanha), Pisa (Itália), São Paulo (Brasil) e nos Estados Unidos. Tendo realizado um vasto percurso como conferencista, colaborador e cronista em vários países em todo o mundo." Além da sua própria produção literária, conta com a direcção de duas obras historiográficas de grande fôlego: a História Contemporânea de Portugal, e uma História de Portugal. Belíssimas encadernações editoriais gravadas a seco e a ouro nas pastas com dourados nas lombadas.
Excelentes exemplares.
Importante.
75€

Sem comentários:

Enviar um comentário