15 maio, 2012

SARMENTO, Fr. Francisco de Jesus Maria - HORAS // DA // SEMANA SANTA // , EMPREGADAS // NA LIÇÃO, E MEDITAÇÃO // DOS // PRINCIPAES OFFICIOS, // E // SAGRADOS MYSTERIOS // DESTE SANTO TEMPO, // Traduzidos, e expostos na Lingua Portugueza, // COM VARIAS ILLUSTRAÇÕES HISTORICAS, // opportunas Reflexões Moraes, e differen- // tes Práticas de Piedade, para melhor in- // telligencia, devoto exercicio, e espi- // ritual proveito dos Fieis Christãos // nestes grandes solemnes Dias. DECIMA IMPRESSÃO, // Seu author // Fr. FRANCISCO DE JESUS MARIA // SARMENTO, // Ex-Geral da nova Congregação da Sagrada // Ordem Terceira, etc. // LISBOA // NA REGIA OFFICINA TYPOGRAPHICA. // ANNO M.DCC.XCV. // Com licença, e Privilegio Real. In-8º (13cm) de 584, [4] p. ; [7] f. il. ; E. 
Ilustrado com belíssimas gravuras abertas em metal.
Fr. Francisco de Jesus Maria Sarmento, natural de Coimbra. Movido das penetrantes vozes do missionario Fr. Manuel de Deus, resolveu se a mudar de estado, professando o instituto da terceira ordem de S. Francisco no convento de Nossa Senhora de Jesus de Lisboa. Desenvolveu grande talento no ministerio do pulpito; a sua gravidade, voz clara, composição de gesto, e a eloquencia conforme ao gosto da epocha, o fizeram bem acceito orador nas funcções mais solemnes e pomposas. Estas qualidades deram causa a que os terceiros seculares o elegessem seu commissario visitador. Foi consultor da bulla da cruzada, e examinador das tres ordens militares. Occupou na sua congregação todos os logares de honra, até ser eleito ministro provincial em 1777. Tudo quanto pôde adquirir por suas composições litterarias, e por seus amigos, empregou no serviço do culto divino, deixando no convento de Lisboa riquissimas peças e alfaias destinadas para o mesmo serviço, e uma boa renda no producto das suas multiplicadas composições, destinado para fundo e subsistencia do collegio da sua ordem em Coimbra. Escrevia com grande facilidade, e posto que por vezes experimentasse as censuras dos criticos, proseguia sempre com imperturbavel serenidade de animo em seus trabalhos litterarios, consagrados exclusivamente a obras de devoção, deixando impressos numerosos livros e opusculos, que o qualificam, quando menos, de escriptor laboriosissimo e applicado. M. no convento de Lisboa a 3 de Junho de 1790 com 77 annos." (Inocêncio, 2, 394-396 - apenas cita as edições de 1176, 1795 [a presente] e 1818)
Bonita encadernação inteira de carneira, decorada com nervos e motivos ornamentais a ouro na lombada e cercadura dourada nas pastas. Corte dourado por folhas e decorado a buril.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar 
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário