05 maio, 2012

VIEIRA, José Augusto – A DIVORCIADA. Porto, Joaquim Antunes Leitão, 1881. In-8.º (18cm) de 252 p. ; E.
1.ª edição.
A Divorciada, “romance de José Augusto Vieira, publicado em 1881, que retoma de certa forma a tese de Os Noivos, de Teixeira de Queirós, no que diz respeito ao descalabro das relações conjugais baseadas em pressupostos errados, e de O Primo Basílio, de Eça de Queirós, no que concerna às razões conducentes ao adultério, como os defeitos da educação feminina romântica e a ociosidade. Com a personagem de Ermelinda, a divorciada de Alberto, adúltero reincidente, inibida pela lei de refazer a sua vida e ostracizada pela sociedade preconceituosa, forçada pela pobreza a juntar-se a um homem rico, o autor pretende denunciar a situação ambígua da mulher divorciada e as consequências morais perniciosas que daí podem advir. O romance constitui uma aplicação ortodoxa da estética naturalista, nomeadamente quanto ao estilo objetivo, quase fotográfico, do narrador, que privilegia a reprodução direta dos diálogos e pensamentos das personagens.”
(fonte: infopedia)
José Augusto Vieira (1856-1890). Escritor português da segunda metade do século XIX, adepto da estética naturalista. “Nasceu em Valença, em 13 de Julho de 1856, filho de António José Vieira e de D. Maria das Dores Cruzeiro Seixas. Formou-se em Medicina, na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, tendo defendido tese de título Um Capítulo de Higiene: Os Nossos Vestidos (1880). Fez carreira de médico militar. Publicou Phototypias do Minho (1879), um romance, A Divorciada (1881), uma folheto de crítica, Lira Íntima, por Joaquim Araújo e O Minho Pitoresco (1886-1887). Faleceu em 1890."
Encadernação simples cartonada com defeitos, sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação, com excepção da f. rosto e da última página de texto que apresentam falha de papel com relevo; falta da f. anterrosto.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário