27 julho, 2023

MOTA, Salvador Magalhães -
SITUAÇÃO DE CABO VERDE NOS INÍCIOS DA 1.ª REPÚBLICA.
[Por]... Professor do Departamento de Ciências Históricas e da Educação da Universidade Portucalense. Separata do n.º 4 especial da Revista Africana. Porto, Universidade Portucalense : Arquivo Histórico Nacional de Cabo Verde, 1996. In-4.º (24x17 cm) de [4], 22, [2] p. ; (137-158 pp.) ; B.
1.ª edição independente.
Interessante ensaio/comunicação sobre o contexto económico e social do arquipélago de Cabo Verde nos primeiros anos da Primeira República. Pouco vulgar, com interesse histórico. A BNP não menciona.
"As fontes consultadas para a presente comunicação baseiam-se essencialmente em 22 relatórios emanados pelas principais entidades administrativas e judiciais de Cabo Verde para o Governador Abel Fontoura da Costa (1915 a 1917). Reportam ao ano de 1916 e vêm na sequência de uma circular solicitando tal envio datada de 8 de Janeiro de 1917. Pela leitura do seu conteúdo verificamos que as informações extravasam largamente a referida data. Ao que sabemos parecia ser uma prática normal o envio de tais documentos, com o objectivo de o responsável máximo da ex-província portuguesa ter um conhecimento real de todos os problemas e dificuldades por que passava o arquipélago. [...]
Impressionou fortemente o autor deste trabalho a postura crítica e a liberdade com que foram produzidos bem como a simplicidade com que se expunham as múltiplas carências com que Cabo Verde se debatia, algumas das quais se foram arrastando ao longo dos anos."
(Excerto de 1 - Introdução)
Índice:
1 - Introdução. 2 - Administração. 3 - Economia e Obras Públicas: 3.1. Agricultura e pescas; 3.2. O Comércio; 3.3. A Indústria. 4 - Sociedade: ensino e assistência médica.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário