18 julho, 2023

J. P. OLIVEIRA MARTINS : In Memoriam.
30 Abril 1845 - 24 Agosto 1894.
Oitavo anniversario do seu fallecimento. Preço 300 réis. [S.l.], [s.n.], [1902]. In-4.º (23,5x17,5 cm) de 20 p. ; B.
1.ª edição.
Homenagem a Joaquim Pedro de Oliveira Martins (1845-1894), ilustre historiador, político e cientista social português, por ocasião do 8.º aniversário da sua morte. O prefácio - Ao leitor - é assinado por seu irmão Guilherme, tendo o elogio/apontamento biográfico - Oito annos de repouso - ficado a cargo de Jaime de Magalhães Lima. Inclui no interior, à parte, as notas biográficas do homenageado por ordem cronológica e a lista de obras publicadas.
"O producto da venda d'este opusculo constituirá um fundo cujo rendimento será destinado á creação d'um premio escolar que receberá o nome de Premio Oliveira Martins".
"Que incerta a vida ultra-tumular dos que no mundo exerceram poder sobre os homens! Aqueles que pareciam destinados ao esquecimento, passando na terra apenas entre leves sussurros d'estranheza, ressurgem em espirito, a dominar gerações ininterrompidas; outros, cuja morte foi temeroso luto, lançando o pavor nas multidões, como abandonadas da protecção dos deuses, rapidamente se sepultam n'um desapparecimento de todo o vestigio, apagado para sempre, sem que a saudade jámais o descubra. [...]
Um amigo meu, vendo morta a seu lado uma pessoa querida e meditando o passado e tristes erros que alli terminavam, ao pressentir para ella esse esquecimento total, verdadeira anniquilação da alma, exclamou n'um impeto doloroso: - Afinal, o melhor é vivermos para deixar saudades.
Que saudades deixou Oliveira Martins? Como ressurgiu, depois que a escuridão de quatro estreitas paredes de marmore, rematando tormentosos dias, lhe encerrou para eterna paz o corpo fatigado?"
(Excerto de Oito annos de repouso)
Exemplar brochado, por aparar, em bom estado geral de conservação. Capa apresenta pequeno orifício e uma ou outra mancha.
Invulgar.
Com interesse biográfico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário