07 julho, 2023

LIVRO CASTANHO SOBRE O INCÊNDIO DO REICHSTAG E TERROR HITLERIANO -
Publicado pelo Comité Internacional de Auxílio às Vítimas do Fascismo Hitleriano
. [S.l.], Edições ao Serviço do Direito [Composto e impresso na Gráfica da Lousan - Lousan], 1933. In-8.º (18,5 cm) de [4], 196 p. ; E.
1.ª edição.
Edição original portuguesa deste livro-denúncia, iniciativa de Petrus (Pedro Veiga), publicado em 1933, aquando dos acontecimentos.
O incêndio do Parlamento alemão marca o início da acção musculada do Partido Nacional-Socialista de Adolf Hitler contra os seus opositores, pretexto para a aniquilação de milhares de pessoas. Obra prevista para dois volumes, apenas o primeiro - este - terá sido dado aos prelos.
"O Reichstag é, em termos simples, a sede do parlamento alemão, hoje chamado Bundestag, e situa-se em Berlim. O edifício foi construído no século XIX para albergar o parlamento – então chamada Dieta – da Alemanha Imperial e, depois da I Guerra Mundial, da república de Weimar.
A 27 de fevereiro de 1933, à noite, deflagrou um grande incêndio que o destruiu quase completamente. Este facto teve um enorme impacto na cena política da Alemanha e é considerado pelos historiadores como o episódio que apressou a tomada do poder por Hitler e a instauração do nazismo na Alemanha."
(Fonte: https://ensina.rtp.pt/artigo/o-incendio-do-reichstag/)
"A numerosa documentação reunida no «Livro Castanho sobre o Incêndio do Reichstag e o Terror Hitleriano», sôbre os verdadeiros instigadores do incêndio do Parlamento alemão, assim como sôbre as atrocidades e assassinatos políticos cometidos no Reich nos primeiros seis meses de 1933 é verdadeiramente impressionante. No prefácio escrito por Lord Marley, algumas das suas palavras elucidam-nos sôbre o método que presidiu à compilação do material publicado: «Não utilisamos, diz êle, os documentos mais sensacionais. Cada facto consignado nêste livro foi submetido previamente a um exame minucioso e os casos que foram mencionados são a expressão duma série de factos análogos. Nós poderiamos fazer detalhes muito mais horriveis mas abstivemo-nos de o fazer precisamente por causa do caracter excepcional que estes casos apresentam»."
(Introdução - Libelo)
Encadernação em meia de percalina com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário