GUEDES, Fernando - OS LIVREIROS FRANCESES EM PORTUGAL NO SÉC. XVIII. Tentativa de compreensão de um fenómeno migratório e mais alguma história. Lisboa, Academia Portuguesa de História, 1998. In-4.º (25,5x19,5 cm) de 103, [9] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante trabalho sobre o fluxo migratório de mestres livreiros franceses para Portugal ao longo do século XVIII. Enriquecido pelo prefácio do Prof. Joaquim Veríssimo Serrão.
Bonita monografia, impressa em papel encorpado, com ilustrações a p.b. e a cores em página inteira, reproduzindo desenhos, fotografias e documentos fac-símile.
"Em Novembro de 1754 um tal François Grasset, antigo primeiro-caixeiro dos Cramer, importantes livreiros de Genebra, escrevia a Malesherbes, o homem de leis que haveria de defender Luís XVI perante a Convenção e posteriormente o iria seguir na guilhotina:
«O comércio de livraria em Espanha e Portugal, como também em muitas cidades de Itália, está totalmente nas mãos de Franceses, todos saídos de uma aldeia situada num vale do Briançonês, no Delfinado. Estas gentes, activas, laboriosas e extremamente sóbrias, vão sucessivamente para Espanha e aliam-se quase sempre entre si (...); não somente o comércio de livraria está nas suas mãos mas também o dos mapas geográficos, de estampas (...), etc.»"
(Excerto do Estudo)
Exemplar em brochura, por abrir, em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.
25€
Sem comentários:
Enviar um comentário