CARVALHO, Francisco Assis de - INSTRUCÇÕES SOBRE O MODO DE PREPARAR, E CONSERVAR ACCIDENTALMENTE OS DIFFERENTES EXEMPLARES ZOOLOGICOS, QUE HOUVEREM DE SER CONDUZIDOS DAS POSSESSÕES PORTUGUEZAS ULTRAMARINAS ATÉ Á SUA DEFINITIVA PREPARAÇÃO. FEITAS POR ORDEM DA ACADEMIA R. DAS SCIENCIAS. POR..., Bacharel Formado em Medicina e Filosofia Natural pela Universidade de Coimbra, Lente de Zoologia e Anatomia comparada pela Academia Real das Sciencias de Lisboa. LISBOA : Na Typografia da Academia, 1836. In-8.º (15,5x10,5 cm) de [4], 83, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Importante trabalho taxidérmico. Publicado numa época em que a curiosidade - mundana e científica -
justificava expedições a África e ao Brasil, instrui no modo de preservar da corrupção os cadáveres dos animais capturados nas colónias durante o seu transporte para a metrópole. De autor português, foi dos primeiros livros que sobre este assunto se editou entre nós.
Inclui um glossário de nomes latinos e dos seus equivalentes em português para vários tipos de animais encontrados nas colónias de África, Brasil e Índia. Indice De algumas especies, que nos podem vir das Possessões Portuguezas Ultramarinas, e do Imperio do Brazil: Angola [e Cabo Verde, S. Tomé, Guiné e Moçambique]; India em geral e Goa em Particular; Minas Geraes; Pará; Brazil em geral, e Rio de Janeiro em particular.
"A Collecção de regras e preceitos, que se comprehendem neste compendio, com o titulo "Instrucções sobre o modo de preparar, e conservar accidentalmente os differentes exemplares zoologicos, que houverem de ser conduzidos das Possessões Portuguezas Ultramarinas até á sua definitiva preparação" não deve ser considerado como prova de erudição, ou producto de engenho neste ramo de Filosofia Natural: nem a brevidade, com que deve ser tratado o assumpto, nem a recommendação muito especial, que temos, para o accomodarmos a todas as capacidades não filosoficas, nem as pessoas, a quem dirigimos estas Instrucções, permittem que façamos uso dos trabalhos zoologicos publicados a este respeito, nem que nos exprimamos sempre em termos zoologicos e chymicos essencialmente technicos, sem que desenvolvamos alguma theoria sobre a doutrina, que exporemos.
O estudo da Zoologia pode hoje dividir-se em differentes ramos, cada hum dos quaes faria objecto de hum longo estudo, este seria hum delles; em consequencia, pedimos aos nossos Leitores que tenhão todas estas considerações em attenção, para não nos julgarem nem pela brevidade da materia, nem pela impropriedade dos termos, nem pela falta de doutrina theorica, que houver nestas Instrucções; o nosso fim he unicamente fazer entender ás pessoas, a quem nos dirigimos, o modo, como nos devem remetter os exemplares zoologicos, e o que devem praticar antes da sua remessa, para que possão chegar a Lisboa em estado de poderem ser preparados, e conservados definitivamente com todos os caracteres da sciencia, que nem sempre são os caracteres mais salientes.
Nós recommendaremos em cada huma das Classes, Ordens, Familias ou Generos os caracteres mais importantes na sciencia, para com elles haver o maior cuidado em não se alterarem, desfigurarem, ou modificarem; assim como quaes são as partes ou orgãos mais importantes cuja conservação deve ser maiis attendida. Apontaremos nos differentes Generos algumas especies indigenas das Possessões Ultramarinas, e Imperio do Brasil, e notaremos os nomes vulgares, que tem em sua Patria."
(Advertencia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas de protecção simples, lisas, com falhas marginais. Livro apresenta um ou outro pequeno orifício de traça, sem significado. Deve ser encadernado.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário