24 agosto, 2021

ARAÚJO, Padre Joaquim de - Hipnotismo, Espiritismo, Feitiçaria, Exorcismo
. Porto, Edições do Litoral, 1993. In-8.º (21 cm) de 185, [7] p. ; il. ; B. Colecção Os Protagonistas/2
1.ª edição.
Obra interessante e muitíssimo curiosa do Pe. Joaquim de Araújo, antigo pároco de S. Pedro da Afurada (Vila Nova de Gaia).
"Um livro surpreendente, recheado de experiências e casos verídicos protagonizados por um padre". - "Sempre gostei de ver, com os meus próprios olhos, mais do que outros viram e escreveram, mas que nem sempre dão uma ideia semelhante àquela que nós formamos, quando vemos por nós próprios".
Ilustrado no final com fotografias de sessões de hipnotismo dirigidas pelo autor na E. P. E. de Tancos.
"Cada assunto que eu pretendo tratar neste livro era matéria mais que suficiente para um livro completo, pois são tão interessantes e curiosos que dava muito gosto escrever. E assim, eu não poderia escrever só um livro, mas teria de escrever quatro, pois tantas são as matérias sobre as quais me proponho escrever para os Leitores.
Contudo, eu não posso ter ilusões quanto à duração da minha vida e, por isso, como não devo ter tempo para escrever quatro livros, terei de escrever um só, reunindo nele os quatro temas.
"Hipnotismo" que eu pratiquei mais de trinta anos e que é um tema sobre o qual adoro falar e escrever.
"Espiritismo", tema que eu gosto de abordar e sobre o qual já fui entrevistado, tanto na Rádio como na Televisão.
"Feitiçaria", sobre cujo tema já apresentei um trabalho em 1990, no Congresso de Medicina Popular, em Vilar de Perdizes, concelho de Montalegre.
"Exorcismo", tema tão falado, mas ainda mais desconhecido e de que tanto se abusa indevidamente, até mesmo os sacerdotes, que se deixam comparar a simples feiticeiras."
(Excerto de Razão de ser deste livro)
Padre Joaquim de Araújo (1918-1999). "Nasceu na freguesia de Friande, no concelho de Felgueiras, em 24 de Maio de 1918. Fez a quarta classe na Escola Primária de Felgueiras, em 1931, data em que entrou para o Seminário de Vilar, da Diocese do Porto. Após concluir o Ciclo Preparatório, em 1936, passou para o Seminário da Sé, onde tirou o curso de Filosofia e Teologia, terminado em 1942. No dia 19 de Dezembro desse ano, foi ordenado sacerdote. [...]
Entretanto, dedicou-se ao estudo e prática da Hipnose, conseguindo-o com grande profundidade. Realizou mesmo experiências em várias razões, nomeadamente em todos os quartéis da Segunda Região Militar, em Tomar. Através das experiências de Hipnose, penetrou, facilmente, nas forças ocultas da Natureza, estudando o Espiritismo e a Feitiçaria.
Solicitado para várias entrevistas e debates nos Orgãos de Comunicação Social - Televisão, estações de Rádio e jornais - os temas que aborda estão relacionados, normalmente, com o demónio, o espiritismo e problemas da dor."
(Retirado da contracapa)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário