ASSUMPÇÃO, T. Lino d' - FIM DE SECULO (historias do meu tempo). Lisboa, Typ. da Companhia Nacional Editora, 1891. In-8.º (19,5 cm) de 294, [2] p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Conjunto de interessantes contos, aparentemente verídicos, dois deles de maior dimensão: - Um casamento da moda - novela satírica sobre os Braga, família burguesa originária dessa cidade, que habita em Lisboa, e pretende 'casar bem' a filha; Um drama em Braga, trata-se de uma curiosa narrativa anticlerical. Os restantes, são pequenas histórias, sendo a última de costumes lisboetas, com um final dramático e grotesco. Obra pouco conhecida, raramente mencionada nas biografias do autor, sendo a prosa cuidada e o vocabulário rico.
Livro ilustrado extratexto com um retrato de Lino de Assunção.
"É mais do que um homem o sr. D. Fernão de Pennaforte, apesar de ser um individuo delgado, franzino, olhos azues de luz languida, sorriso delicado, falas mansas e bigode louro e retorcido; é o representante genuino de uma casta que está passando, mas que, com o coração agarrado aos prejuizos de outras eras e o estomago esfomeado, vae tomando posse de tudo quanto encontra vago ou mal defendido, mercê dos novos figurinos que usa com a mesma coragem com que os avós acompanharam D. Sebastião á Africa, ou combateram por D. Miguel nas guerrilhas das serras. Fernão vive como outros Ferrões obstruindo tanto quanto podem a marcha geral da sociedade portugueza, formando pelos seus nomes, pelas suas relações de familia, pelo estimulo das necessidades, pela banalidade mellifula dos comprimentos, pela afouteza com que dizem tudo quanto lhes vem á bôcca, pela arte com que ostentam a gardenia da botoeira, pela preoccupação do talhe da roupa, do feitio do chapéo, ou da côr das polainas..."
(Excerto de Um casamento da moda - Cap. I, A Egreja de S. Luiz Rei de França - O noivo)
"Estamos em Braga, assim como podiamos estar na Cafraria... mas estamos em Braga.
N'aquelle tarde a Via-Sacra tinha-se demorado mais tempo que de costume. Approximava-se a festa dos Santos, e as supplicas pelos vivos e as commemorações pelos mortos multiplicavam os Padre Nossos e as Ave-Marias.
Era quasi noite e o claustro da Sé, apenas alumiado pela luz trémula d'um pavio volante, que pouco mais era do que um ponto vermelho no meio da escuridão, apresentava um aspecto soturno a que dava uns tons phantasticos o bruxolear incerto das lampadas no vão negro d'uma ou outra capella. [...]
Raparigas com as saias pela cabeça, desmazeladas e sem garridice, creadas que deixaram a louça por lavar em casa, para virem sujar a alma nos adros, vozes quentes, olhares firmes e longos, espaduas largas, ancas de meneios sensuaes, procurando na reza nocturna, juntamente com o perdão de peccados velhos agum amante novo, constituem o centro d'aquelle formigueiro, geralmente fechado na retaguarda por uns homens de pesados capotes de briche acastanhado, physionomias alvares e patibulares, de cabellos despenteados, olhares mortos, beiços desbotados, barbas com oito dias de raspadas, e que são outras tantas escovinhas receptadoras de rapé e de restos de pápas de milho."
(Excerto de Um drama em Braga, Cap. I - O Laurinha da Via-Sacra)
Index dos contos:
Um casamento da moda. | O sineiro da Estrella. | Faze bem... mas vê a quem. | As horas da russa. | Um drama em Braga. | Depois da audiencia. | A soirée da prima-dona. | Um personagem... de Molière. A ultima ceia.
"Estamos em Braga, assim como podiamos estar na Cafraria... mas estamos em Braga.
N'aquelle tarde a Via-Sacra tinha-se demorado mais tempo que de costume. Approximava-se a festa dos Santos, e as supplicas pelos vivos e as commemorações pelos mortos multiplicavam os Padre Nossos e as Ave-Marias.
Era quasi noite e o claustro da Sé, apenas alumiado pela luz trémula d'um pavio volante, que pouco mais era do que um ponto vermelho no meio da escuridão, apresentava um aspecto soturno a que dava uns tons phantasticos o bruxolear incerto das lampadas no vão negro d'uma ou outra capella. [...]
Raparigas com as saias pela cabeça, desmazeladas e sem garridice, creadas que deixaram a louça por lavar em casa, para virem sujar a alma nos adros, vozes quentes, olhares firmes e longos, espaduas largas, ancas de meneios sensuaes, procurando na reza nocturna, juntamente com o perdão de peccados velhos agum amante novo, constituem o centro d'aquelle formigueiro, geralmente fechado na retaguarda por uns homens de pesados capotes de briche acastanhado, physionomias alvares e patibulares, de cabellos despenteados, olhares mortos, beiços desbotados, barbas com oito dias de raspadas, e que são outras tantas escovinhas receptadoras de rapé e de restos de pápas de milho."
(Excerto de Um drama em Braga, Cap. I - O Laurinha da Via-Sacra)
Index dos contos:
Um casamento da moda. | O sineiro da Estrella. | Faze bem... mas vê a quem. | As horas da russa. | Um drama em Braga. | Depois da audiencia. | A soirée da prima-dona. | Um personagem... de Molière. A ultima ceia.
Tomás Lino de Assunção (Lisboa,
1844-1902). "Engenheiro civil e funcionário do Ministério das Obras
Públicas, Em Lisboa, dedicou-se paralelamente à vida literária, tendo
chegado a frequentar o Curso Superior de Letras. Viveu no Rio de
Janeiro, onde fundou uma editora de obras literárias e científicas e
ajudou na organização do Liceu Literário Português, em Paris. Regressado
a Portugal, colaborou com o seu amigo António Enes no jornal O Dia
e na organização dos arquivos e das bibliotecas nacionais e começou a
escrever para o teatro. Da sua dramaturgia, onde abundam as comédias
ligeiras em um ato, destacam-se os dramas Os Lázaros e Eva,
publicados conjuntamente em 1889. No decurso das suas investigações
históricas, foi reunindo um vasto acervo documental sobre as histórias
conventuais, de que foi dando conta em vários volumes."
(Fonte: infopedia).
Exemplar brochado em razoável estado de conservação, com excepção das capas - frágeis - com falhas de papel de algum relevo nas margens, bem como restauro em fita gomada de cor escura, que reforça igualmente a lombada. Miolo correcto.
Raro.
(Fonte: infopedia).
Exemplar brochado em razoável estado de conservação, com excepção das capas - frágeis - com falhas de papel de algum relevo nas margens, bem como restauro em fita gomada de cor escura, que reforça igualmente a lombada. Miolo correcto.
Raro.
Indisponível
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