17 agosto, 2021

CHOMET, H. - GUIA THEORICA E PRATICA DAS MOLESTIAS VENEREAS.
Por...
Rio de Janeiro, Typographia Universal de Laemmert, 1857. In-8.º (17,5 cm) de 232 p. ; E.
1.ª edição.
Importante tratado oitocentista sobre a Sífilis, publicado pelo Dr. Chomet, reputado médico francês radicado no Rio de Janeiro.
"Logo depois de sua apparição no mundo a molestia de que se trata neste livro, recebeu não poucas denominações. Os povos que a julgárão importada de França, a chamárão Mal-Francez, Gallico. Aquelles que a considerárão como vinda de Napoles, lhe derão o nome Mal-Napolitano; e os Turcos, os Allemães, os Polacos, os Russos, alternativamente accusados e accusadores a chamárão por diversos modos.
O nome mais geralmente admittido foi o de Molestia Venerea. Esta denominação, por mais jjusta que seja, indica perfeitamente o acto venereo que lhe dá commummente a sua origem.
A palavra Syphilis é mais recente; e a palavra franceza Vérole não é mais que uma denominação justificada por alguns symptomas da molestia. [...]
A mesma sombra que envolve a origem de muitas molestias contagiosas, envolve tambem a origem desta. A opinião de não poucos autores é que esta molestia existe desde a mais remota antiguidade. [...]
Na época de que tratamos, parece incontestavel que a molestia hoje chamada venerea não appareceu com os symptomas identicos ao que ella apresenta agora. E isso não é de admirar, porque nessa época, a civilisação estava pouco adiantada, os costumes, os usos, a falta de asseio, as doenças da pelle havião de ter uma grande influencia sobre o curso e o resultado desta molestia."
(Excerto de Considerações geraes sobre a Syphilis)
Joseph Antoine Hector Chomet (1808-187?). Médico, insurgente, escritor e cantor amador. Nasceu em 17 de Março de 1808 em Moulins, (Allier), França. Completou os seus estudos em Paris, defendendo uma tese sobre rinoplastia (1832). Nos anos seguintes publicou diversos tratados académicos. Após o golpe de 1851 que pôs fim à Primeira República Francesa, e que conduziu à restauração imperial em favor de Luís Napoleão (Napoleão III), sobrinho de Bonaparte, Chomet foi acusado de insurrecto e liderar sociedades secretas de inspiração socialista. Foi condenado ao desterro na Argélia. Pode, no entanto, escolher o exílio voluntário na Suíça; posteriormente esteve na Bélgica, e finalmente no Brasil, onde se estabeleceu no Rio de Janeiro. Aí continuou a exercer medicina e tornou-se membro da Academia Imperial de Medicina do Rio de Janeiro. Publicou diversos trabalhos em português, incluindo o presente. Mais tarde retornou a França, para a sua cidade natal. Em 1872, ainda morava em Moulins.
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Cansado, com os rebordos das pastas desgastados.
Muito raro.
Sem registo na BNP de Lisboa.
50€

Sem comentários:

Enviar um comentário