22 maio, 2021

SCHWALBACH, Fernando - O VICIO EM LISBOA.
(Antigo e Moderno)
. Lisboa, Parceria Antonio Maria Pereira : Livraria Editora, 1912. In-8.º (18 cm) de 95, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Curiosa monografia sobre a Lisboa viciosa, e o seu submundo de sensualismo e prostituição. Ilustrada com um exemplo real de perdição feminina do conhecimento do autor, em "Do bordel á alta e da alta á vala".
"Quantas duzias de vezes se tem ventilado este assumpto? Difficil, se não impossivel, se torna dizel-o ao certo, pois que sem conto já são.
No entanto é sempre novo, sempre palpitante, sempre da actualidade, pois que o vicio nunca teve tempo ou edade, é sempre novo, sempre moderno. Vão morrendo as sacerdotizas já muito usadas como a Antonia Moreno, a Monteverde, as mais altamente cotadas; a Lavradeira e outras do vicio baixo, se por acaso ha altura n'uma coisa que começa e acaba sempre da mesma forma, seja no bordel da classica meia porta, ou n'aquella a que dá ingresso a escada atapetada e as salas alcatifadas. Tanto ulula o vicio n'um desconjuntado leito de ferro, que geme e chora a sua desdita ao mais pequeno solavanco, como na cama á Luis XV, acobertado pela brancura nivea dos cortinados que, quem sabe, feitos ás vezes para encobrir a nudez que um sonho indiscrepto deixa profanar d'um corpo de virgem, acabam por tapar, não o corpo da mulher que se vende, mas a vergonha do homem que a compra!..."
(Excerto de A abrir)
"Ao começar este pequeno livro, tive apenas em mira esboçar, o mais ao de leve possivel, o que era o vicio em Lisboa; e com alguns exemplos por mim vistos no decorrer de doze annos de vida bohemia, mostrar não só os podres desse mesmo vicio, como os resultados funestos a que muitas vezes leva quem n'elle se internar."
(Excerto de A fechar)
Indice:
I A abrir. II - Hospedarias para pernoitar. III - Os bordeis. IV - Casas chics. V - Vicio e jogo. VI - As patroas. VII - Do bordel á alta e da alta á vala. VIII - A fechar.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos e falhas de papel; lombada idem.
Raro.
Com interesse histórico e olisiponense.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário