NORONHA, Eduardo de - NA RUSSIA : aspectos da guerra e da revolução. Narrativa historica e anecdotica com 107 gravuras. Feita e coordenada por... Lisboa, Livraria Editora Viuva Tavares Cardoso, 1906. In-8.º (18,5 cm) de [4], 384 p. ; mto il. ; E.
1.ª edição.
"A Guerra Russo-Japonesa foi uma guerra entre o Império do Japão e o Império Russo que disputavam em 1904 e 1905 os territórios da China e da Manchúria. A guerra ocorreu no nordeste asiático, agravou-se, e o regime político do czar Nicolau II da Rússia foi abalado por uma série de revoltas internas em 1905, envolvendo operários, camponeses, marinheiros (como a revolta no couraçado Potemkin) e soldados do exército. Greves e protestos contra o regime absolutista do czar explodiram em diversas regiões da Rússia. Os líderes socialistas procuraram organizar os trabalhadores a fim de debater as decisões políticas a serem tomadas. O Japão era um país de tradições militares, apesar de enfrentar severas crises económicas. Com navios menores, mas com grande mobilidade e poder de fogo muito superior ao dos pesados e antigos navios russos, a Marinha japonesa impôs uma derrota humilhante ao inimigo. Esta guerra marcou o reconhecimento do Japão como potência imperialista pelas diversas nações da Europa, enquanto a derrota russa, por sua vez, patenteou a fraqueza do regime czarista e iniciou a sua queda, concretizada na Revolução de 1917. A guerra também foi conhecida como a "primeira grande guerra do século XX"
(Fonte: wikipédia)
"A principal causa da sangrenta guerra entre a Russia e o Japão foi a preponderancia que os dois paizes desejavam obter no Extremo-Oriente.
Depois de varias tentativas de paz, feitas com alguma candura pelo tzar Nicolau II, as hostilidades foram rôtas inesperada e brutalmente.
Na noite de 8 para 9 de fevereiro de 1904, os torpedeiros japonezes acommettiam a esquadra russa, fundeada em Porto-Arthur, e avariavam-lhe seriamente algumas das suas principaes unidades de combate. A guerra estava declarada."
(Excerto da Introducção)
Indice:
Introducção. | Primeira Parte - Na Manchuria. | Segunda Parte - A revolução.
Encadernação editorial em tela com ferros gravados a seco e a ouro na pasta anterior e na lombada.
Invulgar.
Com interesse histórico.
20€
Sem comentários:
Enviar um comentário