24 maio, 2021

MARTINS, J. P. Oliveira - THEORIA DO SOCIALISMO : evolução politica e economica das sociedades na Europa.
Por...
Lisboa, 71 - Travessa da Victoria - 71 [Typ. Sousa & Filho - Lisboa], 1872. In-8.º (18 cm) de 408, [4] p. ; E.
1.ª edição.
Importante ensaio filosófico sobre o Socialismo na sua versão original, sendo esta uma das mais importantes e apreciadas obras do autor.
"A theoria do Socialismo é a Evolução.
Evolução quer dizer o movimento natural e fatal executado segundo uma lei do universo. A noção do modo de ser do mundo era desconhecida ás civilisações antigas e á nossa antes do seculo XIX. É a grande, a solida, a definitiva conclusão moral da nossa era. É a lei pela qual o universo, deixando de ser uma creação caprichosa do espirito e que se rege caprichosamente por elle, sob a forma divina ou heroica, attinge a dignidade da autonomia. É a lei fundamental dentro de que se encontram de accordo e se comprehendem a Natureza e o Espirito.; que nos dá a historia natural do homem e do mundo; e que portanto nos descobre, por meio de uma equação gigante, o segredo do futuro.
A affirmação da Humanidade como objecto da sua propria existencia; a affirmação do Homem como norma absoluta; isto é o nosce te ipsum elevado ás proporções da suprema idéa metaphysica, tal é o ponto onde conduz fatalmente a Evolução. Civilisação quer dizer educação. Conclue pela sciencia, pelo conhecimento de nós mesmos, pela affirmação moral da nossa existencia real. Apropriar, reconhecendo-as como fructo de nós mesmos, as creações divinas, poeticas, heroicas da historia, conduz necessariamente á doutrina da immanencia, dentro do homem, de todos os sentimentos e idéas que são a norma da nossa existencia."
(Excerto do preâmbulo - Theses geraes)
Indice:
Theses geraes. | Livro Primeiro - O Direito Publico na Civlisação Moderna: These. I - Omnis potestaa a Deo; II - Obligatio ex consensu; III - Il mondo é fatto dagli uomini. Schema. | Livro Segundo - O Principio Federativo na Historia: These. I - As raças latinas; II - As raças germanicas; III - As federações actuaes. | Livro Terceiro - A Economia Social: These. I - O dominio transcendente e a servidão - § 1.º A propriedade e as classes ruraes; § 2.º A industria e as classes operarias; § 3.º  commercio e o banco. II - O dominio natural e o salariato - § 1.º O commercio e o banco; § 2.º A propriedade e as classes ruraes; § 3.º A industria a as classes operarias. III - A sciencia economica.
Joaquim Pedro de Oliveira Martins (1845-1894). "Historiador, economista, antropólogo, crítico social e político, a sua ação e os seus trabalhos suscitaram controvérsia e tiveram considerável influência, não apenas em historiadores, críticos e literatos do seu tempo e do século XX, mas na própria vida política portuguesa contemporânea. Desde 1867, Oliveira Martins experimentou diversos géneros de divulgação cultural: romance e drama históricos, ensaios de reflexão histórica e política e doutrinária. Mas essas tentativas, de valor desigual, não alcançaram grande sucesso. Em 1879, dá-se uma inflexão no seu percurso intelectual, com o início da publicação da Biblioteca das Ciências Sociais, de sua exclusiva autoria. Embora alheia a intenções doutrinárias e ao espírito de sistema dominante na época (positivismo, determinismos vários), não deixaria de, pontualmente, exprimir estas tendências. Pelo largo fôlego e diversidade de matérias que pretendia abarcar - história peninsular, história nacional e ultramarina, história de Roma, antropologia, mitos religiosos, demografia, temas de economia e finanças, etc. - a coleção constituiu um projeto sem precedentes no meio cultural português da Regeneração, com o objetivo de generalizar todo um conjunto de saberes entre um público alargado. O empreendimento editorial ficaria marcado pelo autodidatismo de Oliveira Martins, uma curiosidade científica sem limites e um bem evidente pendor interdisciplinar e globalizante. Esse autodidatismo é afinal indissociável do próprio percurso biográfico e profissional do historiador."
(Fonte: http://cvc.instituto-camoes.pt/seculo-xix/oliveira-martins.html#.XVLSqkfOWM8)

Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e filosófico.
Indisponível

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