30 maio, 2021

VALDEZ, Ruy Dique Travassos - A FIGURA DO PADRE JOSÉ AGOSTINHO DE MACEDO PERANTE A MEDICINA.
Por...
Lisboa, Oficinas Gráficas da Biblioteca Nacional, 1922. In-4.º (25 cm) de 42 p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição independente.
Interessante ensaio psicossomático sobre José Agostinho de Macedo. Retrato psicológico do conhecido padre polemista, com interesse histórico e biográfico. Por certo com tiragem restrita.
Ilustrado com um retrato de Macedo em extratexto.
Livro valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"O nome de José Agostinho de Macedo, a figura de que fazemos o objecto da nossa investigação, não é um nome obscuro entre os dos homens celebres de Portugal.
Vivendo numa época agitada por profundas lutas morais e politicas, quando todo o velho mundo social era abalado até aos seus alicerces pelo éco da Revolução Francesa e das doutrinas morais, sociais e filosoficas que ela representava, coexistindo com uma das mais violentas crises da nacionalidade portuguesa, José Agostinho de Macedo conseguiu ser uma figura de relevo suficiente para que a sua fama, flutuando sôbre todas as tempestades da sua época, chegasse até aos nossos dias como a duma mentalidade vigorosa e brilhantissima entre as do seu tempo. [...]
José Agostinho foi simultaneamente um lutador e um homem de erudição. Da primeira das nossas asserções é prova o tecido ininterrupto de celeumas e de hostilidades em que a sua vida decorreu e que êle atravessou, tendo por vezes na mão o zambujo do caceteiro, mas levantando sempre a cabeça serena do vencedor e do intelectual. [...]
A noção da existencia de anomalias mentais em José Agostinho é antiga.
Pelos da sua época frequentes vezes foi alcunhado de «louco», de «energumeno» e de outras designações peor soantes, que se umas vezes eram apenas o desforço das violentas injurias que José Agostinho como polemista nunca poupou a ninguem, eram talvez noutras ocasiões a expressão d'um facto estabelecido no espirito dos seus coetaneos, em face das anormalidades constantes do seu proceder. O proprio José Agostinho confessa êste facto com que quási todos os seus biografos concordam."
(Excerto do Cap. I)
Matérias:
[Preâmbulo]. | I - [Introdução]. | II - Innocencio Francisco da Silva - Dicionario Bibliographico Portuguez - T. IV - Pag. 183. | III - A época. | IV - [Análise médica do estudo]. I, Antecedentes domésticos: a) Condições familiares; b) Estada na familia. II. Antecedentes fisico-pessoais: a) Constituição fisica: b) O retrato. III. Sentimento e paixões: 1. Inclinações pessoaes: a) Instinto de conservação; b) Instinto sexual; c) Inclinações ligadas ás faculdades. (Vaidade, orgulho e amôr proprio). 2. Inclinações simpaticas: a) Amor da humanidade; b) Patriotismo; c) Sentimento de familia; d) Amizade; e) Amor. 3. Inclinações impessoaes: a) Amor da verdade e beleza; b) Senso moral; c) Sentimento religioso. IV - Carácter: a) Vontade; b) Emotividade; c) Sociabilidade; d) Faculdade de trabalho. V - Inteligencia: a) Memoria; b) Imaginação; c) Faculdades logicas; d) Linguagem. V - A psicose de José Agostinho de Macedo. | Bibliografia.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e pequenos cortes nas margens. Miolo correcto; páginas amarelecidas.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário