17 maio, 2021

CORRÊA, Pinheiro - EDUCAÇÃO AERONÁUTICA.
[Por]... Piloto-aviador
. Lisboa, Bertrand (Irmãos), Lda., 1956. In-8.º (21,5 cm) de 30, [2] p. (inc. capas) ; il. ; B. Separata da «Revista do Ar»
1.ª edição independente.
Curiosa obra de divulgação aeronáutica.
Livrinho ilustrado ao longo no texto com fotogravuras a p.b.
Tiragem: 200 exemplares.
"Como já foi dito, dentro dum legítimo direito que lhe assiste e de acordo com o Regulamento estabelecido, resolveu o articulista apresentar ao IV Congresso da União Nacional uma modesta Comunicação que intitulou - «O Desporto Aéreo em Portugal - Bases para uma reorganização» - conscio de que esse modesto trabalho, devidamente apreciado, poderia vir a fornecer elementos para a solução dum problema que o autor, no seu fraco critério, considera de interesse nacional, uma vez que se pretende dar uma formação moderna à mocidade de Portugal e a aproveitar as suas nunca desmentidas qualidades rácicas, que rpara missões de paz, quer para fins de defesa nacional.
Trata-se da formação duma mentalidade aeronáutica, requisito indispensável para se viver a vida de hoje, e que, em Portugal, todos concordam ainda não existir, mas que pouco se tem feito para o conseguir."
(Excerto do texto)
José Pedro Pinheiro Corrêa (1892-1973). Natural de Leiria (Sé). "Assentou praça como voluntário, com 19 anos no Regimento de Infantaria 7, da bela cidade do Lis, para mais tarde, em 1915, ingressar na Escola de Guerra - como então se chamava à actual Academia Militar - onde tirou o Curso da Arma de Infantaria.
Promovido a Alferes em 1916, logo se sentiu atraído pela aviação, que estava precisamente a ser criada em Portugal, e concorreu assim ao primeiro curso que se realizou na Escola de Aeronáutica Militar, o chamado Curso Histórico de Vila Nova da Rainha, onde ficou apresentado desde 15 de Outubro do ano em referência.
Era Director da Instrução de Pilotagem o comandante Sacadura Cabral, pessoa por quem Pinheiro Corrêa teve sempre a maior estima e admiração.
Em 1917, não tendo concluído o seu Curso de Pilotagem, ofereceu-se para prestar serviço em Moçambique, onde a Alemanha nos tinha declarado Guerra, seguindo para essa província a 2 de Julho.
Integrado na Esquadrilha Expedicionária a Moçambique, considerado observador aéreo, chegou a Mocimboa da Praia, base aérea de operações, no dia 4 de Agosto desse ano. [...]
Ao longo de toda a sua carreira de militar e aviador, teve numerosos prémios, condecorações e louvores, dos quais se enunciarão apenas os de maior prestígio, nacionais ou estrangeiras, como de resto tem sido feito em relação a outros pioneiros falecidos.
Para além da sua vida profissional, Pinheiro Corrêa revelou-se como activo dirigente desportivo da modalidade aeronáutica e um perfeito organizador de competições, exposições e de motivos afins."
(Fonte: http://coronelpinheirocorrea.tosterego.com/Biografia.html)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e pequena falha de papel na contracapa. Vestígios antigos de humidade
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário