18 maio, 2021

OLIVEIRA, P.ᵉ José Galamba de - FÁTIMA À PROVA.
Subsídios para a História de Fátima. Leiria, Gráfica, 1946. In-8.º (19,5 cm) de 128, [4] p. ; [18] f. il. ; B.
1.ª edição.
Importante contributo para a história das aparições de Fátima, obra do Padre José Galamba de Oliveira - um dos principais estudiosos e divulgadores do fenómeno Mariano.
Livro ilustrado com 18 estampas intercaladas no texto.
"No seu n.º 111, de 13 de Dezembro de 1931 iniciava a «Voz de Fátima» uma série de artigos subordinados ao título deste livro e publicados até 13 de Março de 1933. Por motivos alheios à nossa vontade suspendeu-se a publicação, que, em virtude de trabalhos absorventes, nunca mais pôde continuar.
Os materiais estavam juntos.
Muita gente seguira com interesse a história das várias fases da perseguição e pedia que continuássemos.
Passados mais de 13 anos sobre a publicação do último artigo, sai finalmente em volume o que então publicámos e o que conseguimos coligir e averiguar acerca do assunto.
Este trabalho, para o qual tivemos de ouvir muita gente e passar longo tempo em investigações na Administração do concelho de Vila Nova de Ourém e no Governo Civil de Santarém, é apenas um pequeno subsídio para a futura história dos acontecimentos de Fátima. Não tem outras pretensões.
Ocupar-nos-emos só do que respeita às contrariedades e oposições levantadas contra a Fátima, abrangendo o período agitado das aparições e primeiras perseguições."
(Excerto da Introdução)
Índice:
Introdução. | I - O Clero e as Aparições de Fátima: - Também o clero?; - O pároco; - Os outros padres; - A Autoridade Eclesiástica; - O Senhor Bispo de Leiria; - Padres e seminaristas; - Os padres e a Imprensa. II - As Autoridades e a Maçonaria: A prisão dos pastorinhos: - A evolução fatal; - O plano; - O protagonista; - O rapto dos videntes; - O efeito; - A atitude dos videntes. O comício de Fátima: - Os preparativos; - Que sucedera?; - O fim da farsa; - Um particular humorístico. O roubo dos objectos da Cova da Iria e a paródia da procissão em Santarém: - A viagem para Fátima; - À vinda - O dedo de Deus?; - A exposição; - A procissão; - Uma mulher forte; - A impressão geral. A imagem da capelinha. A peregrinação de Maio de 1920: - A grande parada reaccionária; - A maçonaria em campo; - O boato; - As autoridades; - O rescaldo; - O Governo e a maçonaria; - Pormenores; - Instantâneos; - Um benemérito. A dinamitação da Capela das Aparições: - O atentado; - Quem eram os bombistas?; - As investigações oficiais. Um émulo do Artur. A caminho do fim?: - O zelo da higiene; - O papão do culto público. Liberdade a cantaros. Falta de carácter ou um Estado no Estado? Um professor do Parlamento. Dois documentos.
José Galamba de Oliveira GOIH (Aldeia-Nova, Olival, Ourém, 4 de Fevereiro de 1903 - Marrazes, Leiria, 25 de Setembro de 1984). "Foi um padre católico, professor, educador, dinamizador social, jornalista e historiador das aparições de Fátima. Nasceu em 1903 no lugar de Aldeia-Nova, filho de José Joaquim de Oliveira e Cecília da Conceição Galamba, comerciantes. Fez os estudos primários no Olival, ingressando depois no Seminário Patriarcal de Santarém em 1914. Estudou na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, concluindo o doutoramento em Filosofia em 1922 e o bacharelato em Teologia e Direito Canónico, concluindo o curso teológico em 1926, no Seminário de Leiria. Foi ordenado presbítero na Sé de Leiria em 11 de Julho de 1926, celebrando a missa nova na Cova da Iria, no dia 13 de Julho. Em 1943 foi nomeado Cónego da Sé de Leiria, e Monsenhor em 1983. Procurou estudar e divulgar os acontecimentos da Cova da Iria e a mensagem de Fátima, através de artigos, ensaios e obras (Fátima à prova, Jacinta, História das aparições). Era amigo próximo da vidente Lúcia dos Santos, fazendo parte de um pequeno grupo de pessoas que a podia visitar no Carmelo de Coimbra sem autorização prévia da Santa Sé. Faleceu a 25 de Setembro de 1984, aos 81 anos de idade, em Marrazes, Leiria."
(Fonte: wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. rosto.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário