05 junho, 2020

PRO DEO, PATRIA ET REGE - União de Cavalleiros. Estatutos. Lisboa, Imprensa Africana, 1919. In-8.º (17 cm) de 8 p. ; B.
1.ª edição.
Estatutos de "irmandade" sediada em Roma, com ramificações em Portugal, continuadora "dos antigos Cavalleiros Templarios". Excelente exemplo do neo-templarismo que proliferou na Europa e nos EUA, sobretudo a partir do final do século XIX, sendo que algumas destas associações - a maioria - tinham ligações à maçonaria, como aliás é evidente na presente irmandade: dever de lealdade e solidariedade entre os Sócios; escolha de pseudónimo que substitui o nome de baptismo; sinal de reconhecimento dos Sócios.
"Artigo 1.º - É constituida uma Associação Internacional com o nome de União de Cavalleiros tendo por fim conservar e reavivar o espirito cavalleiroso e formar a jerarchia d'ordem da Sociedade politica. A União tem séde em Roma.
Artigo 2.º - A União de Cavalleiros comprehende membros de dois graus distinctos: Socios effectivos ou por direito e Socios participantes, os quaes se podem comparar aos continuadores dos antigos Cavalleiros Templarios, emquanto procuram reconstruir sobre a ruina da revolução tudo o que antes d'ella havia de bom, de bello e de verdadeiro e que foi destruido. Instaurare omnia in Christo."
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com evidente interesse maçónico.
Sem referências bibliográficas, incluindo a BNP.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário