11 junho, 2020

REGULAMENTO PARA A INSTRUÇÃO DE ARTILHARIA DE MONTANHA. Material 7c MTR m/906 m/911. Lisboa, Imprensa Nacional, 1918. In-8.º (17 cm) de 180 p. ; [1] f. desdob. ; il. ; C.
1.ª edição.
Importante peça bibliográfica WW1. Manual publicado no último ano de guerra, foi no entanto aprovado para edição no período que mediou entre o final da instrução conhecida por "milagre de Tancos" e a saída do primeiro contingente expedicionário para França.
Livro ilustrado no texto com desenhos esquemáticos e tabelas estatísticas, e uma folha desdobrável em separado (32,5x22,5 cm): Bataria de montanha : Formação de reunião sem material (em coluna), incluindo o croquis e a legenda com os "sinaes convencionaes".
"Manda o Govêrno da República Portuguesa, pelo Ministro da Guerra, aprovar e pôr em execução o Regulamento para a instrução de artilharia de montanha - Material 7c MTR m/906 m/911.
Paços do Govêrno da República, em 20 de Setembro de 1916.
José Mendes Ribeiro Norton de Matos"
Índice:
Princípios gerais. | Parte I. Instrução do artilheiro de montanha: Cap. I - Instrução individual dos servente. Cap. II - Escola de Secção. Cap. III - Instrução do artilheiro condutor. Parte II. Preparação e execução de tiro: Cap. I - Preparação do tiro. Cap. II - Execução do tiro. Parte III. Manobras da bataria e do grupo: Cap. I - Disposições gerais. Cap. II - Escola de bateria. Cap. III - Escola de grupo. Cap. IV - Bivaque. Cap. V - Formações de regimentos.
Exemplar bem conservado. Encadernado em folha de cartolina dobrada, tendo a capa original colada; sem contracapa.
Apresenta dois carimbos oleográficos na f. rosto, sendo um deles pertencente ao Commando da 4.ª Divisão Militar : Repartição de Recrutamento e Reservas.
Raro.
Sem registo na BNP.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário