23 junho, 2020

MATTA, José Nunes da - CAOS OU PANDEMÓNIO HUMANO E MEIO DE O EVITAR. Por... Preço 2$00 escudos. Lisboa, Imprensa Beleza, 1931. In-8.º (17 cm) de 94, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Obra "estranha", mas muito curiosa. Mistura de sonhos com opinião histórico-política, culminando no final do livro com uma proposta algo utópica para a resolução de todos os males do mundo, que inclui soluções surreais, no mínimo polémicas, mesmo para a época.
Exemplar valorizado pela dedicatória do autor a Lopes de Oliveira num pedaço de papel que parece ter sido colado na f. anterrosto.
"Quando em 1921 publicamos a nossa tradução «História Autêntica da Planeta Marte», estivemos quasi resolvido a escrever uma crítica e comentário ao notável livro de Henri Montgolfier, no intuito principal de salientar que muito e muito conviria que no Planeta Terra se fizesse muita cousa que há muito tempo com bom resultado se faz no planeta nosso vizinho.
Ainda chegamos a escrever algumas páginas do projectado comentário; mas desistimos em razão de se encontrar então em pleno vigôr e expansão a sanguinária e brutal revolução bolchevista da Russia. Como esta revolução se apresentava com a máscara do comunismo afivelada, receamos que o nosso modesto trabalho podesse parecer que tinha em mira a propaganda do cruel e brutal Bolchevismo da Russia.
Foi necessário que em 4 de Outubro de 1924 fizessemos uma operação dolorosa no Hospital de Marina, a mais demorada e mais dolorosa das quatro que já sofremos; e em seguida, devido á excitação nervosa e á febre, tivessemos um horrível pesadelo ou sonho - que adeante publicamos -, para que nos resolvessemos a escrever e publicar este modesto trabalho. Antes porem de lhe dar início, indispensável é descrever o sonho e publica-lo tambem, indicando os pormenores que para êle seguramente concorreram. [...]
O nosso rápido e modesto trabalho constará de quatro partes. A primeira parte refere-se ao discurso do Século Dezanove segundo a nossa remeniscência. Na segunda parte faremos uma rápida referência ás formas gerais de administração social ou formas de governo segundo o nosso critério. Na terceira parte tentaremos demonstrar que as formas de governo não dependem apenas do rótulo que lhes põem, mas sim da sua própria essência, visto terem havido e haver ainda nações com o rótulo de republica cuja administração é monárquica e nações com o rótulo de monarquia, cuja administração é republicana, tendo tambem havido e havendo ainda nações com o rótulo de comunismo, cuja administração é despótica, autocrata e tirânica. Nesta terceira parte é especialmente ao falso comunismo, que até hoje tem havido e há na Russia, que nos referiremos. Finalmente na quarta parte apresentamos o Meio de Evitar o Cáos ou Pandemónio Humano por intermédio do Decálogo Salvador que, sendo executado com lealdade, conduzirá a Humanidade á Paz, á Abundância, á Suprema Perfeição Física, Psiquica e Moral e á mais Sublime e Completa Felicidade que se pode gosar na Terra."
(Excerto da Explicação prévia)
Matérias:
Explicação prévia. | Primeira Parte: Discurso do Fantasma do Século Dezanove. Segunda Parte: Formas de Governo. | Terceira Parte: O Comunismo, sem prévia educação do Povo, conduz este á miséria, ruina, desmoralisação e despotismo. | Quarta Parte: Meio de evitar o cáos ou pandemónio humano  por meio do Decálogo Salvador.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com manchas.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário