14 junho, 2020

SERÕES. N.º 13 : Julho de 1906 - [A SERRA DA ESTRELLA E O FUTURO DE PORTUGAL]. Lisboa, Ferreira & Oliveira Lᴰᴬ : Editores, 1906. In-4.º (24,5 cm) de [16], 86 p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Número 13 da apreciada revista Serões que inclui um artigo de fundo sobre a Serra da Estrela, assinado por José Lopes Vieira, que assenta nas suas impressões e passeios pela Serra, entre 1891 e 1905.
Número igualmente muito valorizado pela estreia impressa, sendo por isso a 1.ª edição absoluta, da sátira de Wenceslau de Moraes, Os padresinhos, ilustrado com desenho do próprio no interior - texto que viria a conhecer uma edição autónoma dada à estampa por Petrus (Vedro Veiga), em 1954.
Inclui ainda crónicas e artigos muitíssimos interessantes, entre outros: Azulejos de figura avulsa, com interesse para a história da azulejaria entre nós; As almas penadas, acerca de um "verdadeiro" fantasma inglês; A Torre do Tombo, sobre o conhecido arquivo histórico português; O mundo invisivel (sobre espiritismo), artigo transladado de um magazine americano, "que resume brilhantemente o estado actual de todas as sciencias que mais ou menos se ligam com o sobrenatural."; A musica inspiradora da pintura, que discorre sobre a mútua inspiração das artes para a criatividade dos artistas.
Todos os textos encontram-se soberbamente ilustrados com desenhos e fotogravuras a p.b. relacionados com os temas em questão.

"Aos montes que em Portugal separam aguas para o Tejo e Douro deram os geographos o nome de Montes Herminios e, mais modernamente, o de Serra da Estrella.
No pequeno estudo que apresentamos hoje aos leitores dos Serões consideramos apenas o nó ou parte central d'estes montes, onde nascem os rios Zêzere, affluente do Tejo, o Mondego e o Alva, seu affluente principal. Os limites do poderoso massiço assim considerado são, partindo da Covilhã, pelo sul: - Covilhã, Córtes, Unhaes, Alvôco, Loriga, Valezim, Ceia, Gouveia, Manteigas e Valhelhas. Estes limites dão, pois, ao tracto central da Serra uma superficie de cêrca de hectares 30:000, dos quaes 2/3 em serrania inculta e brava.
A primeira vez que visitei a Serra, em janeiro de 1891, abordei-a pelo lado occidental, - Gouveia. [...]
É, pois, certo que, sob o ponto de vista do clima, foi a natureza especialmente benigna para com uma montanha de altitude notavel, - o que não quer dizer, - aviso aos excursionistas amadores de alpinismo, - que o clima seja ameno e que a Serra offereça facil travessia em todo o tempo. [...]
Assim, por exemplo, em maio de 1905, por um domingo do mais magnifico sol, sahimos de Manteigas para o Valle das Eguas o meu amigo Julio Carlos Etur e eu, montados em solidas muares que um amigo commum amavelmente nos cedera na villa.
Por volta das duas da tarde, já no regresso, o horisonte turvou-se instantaneamente, sentiram-se algumas descargas electricas e a saraiva principiou a açoitar-nos puxada pelo vento. A marcha torna-se-nos então difficil e a dôr de unhas, de que tantas vezes eu ouvira falar, - agarra-me.
Logo que a senti, preveni do perigo o meu companheiro e immediatamente resolvemos abandonar as mulas e correr a bom correr para o Observatorio, onde nos acoitámos, até que, passada a borrasca, pudemos procurar as montadas e regressar a Manteigas."
(Excerto de A Serra da Estrela e o futuro de Portugal)
Summario:
[Publicidade]. | Conto de Inverno - Quando os narcisos desabrocham, Quadro de Elisabet Forbes. | A Serra da Estrela e o futuro de Portugal, por José Lopes Ferreira. | Azulejos de figura avulsa, por Manuel Monteiro. | As almas penadas, por Henry A. Hering. | Paraphrase. Poesia por Oscar Brisolla. | A Torre do Tombo-Conclusão, por D. José Pessanha. | Lua d'inverno (poesia), por Francisco da Silva Passos. | O mundo invisivel. | Benita, Romance Africano, por H. Rider Haggard. | A musica inspiradora da pintura. | Estrada da razão. Poesia por Alcantari Carreira. | Os padresinhos, por Wenceslau de Moraes. | Os serões dos bébés - a gruta da flora. | Actualidades. | Segundo concurso photographico dos serões : Menção honrosa-Arrufos. | Xadrez, por Baldaque da Silva.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Completo, mas com falta da capa posterior.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário