25 junho, 2020

MOURÃO-FERREIRA, David - PARA O PERFIL DE VITORINO NEMÉSIO. Lisboa, Universidade de Lisboa : Faculdade de Letras, 1971. In-4.º (23,5 cm) de 10 p. ; B.
Separata da Revista da Faculdade de Letras de Lisboa : III série, n.º 13
1.ª edição independente.
Interessante elogio/subsídio biográfico Nemesiano.
"Não é fácil esboçar o perfil de Mestre Vitorino Nemésio, já pela incessante mobilidade do modelo, já pela extrema variedade e pela invulgar sobreposição dos traços que o caracterizam. São acaso as feições do Professor que pretendemos fixar? Logo as feições do Poeta, como que em filigrana, se iluminam também. E, se por outro lado, procuramos seguir as grandes linhas da sua obra de romancista, de contista, de narrador, - imediatamente encontramos pelo caminho, a interceptá-las ou a enriquecê-las, as que definem a sua actividade como scholar-critic, como orientador de sucessivas gerações de romanistas, como pesquisador e divulgador em inúmeros campos da cultura, como filólogo, enfim, na mais ampla e generosa acepção do termo.
Mas a dificuldade do retrato não deriva apenas da diversidade, da complexidade e da acumulação de imagens do retratado: deriva também da força íntima de cada uma delas, da exuberância do talento (porque não dizer genialidade?) com que se têm afirmado, em Vitorino Nemésio, o poeta e o professor, o ficcionista e o crítico, o cronista, o biógrafo, o historiador e o filósofo da cultura. [...]
De súbito, porém, podíamos vê-lo ainda pegar da sua viola para nos tocar um trecho de Albéniz ou uma canção tradicional da Ilha Terceira... Mas enganar-se-á redondamente quem suspeitar - diante de tal profusão de aptidões, de talentos, de apetências e de recursos culturais - que porventura exista, em Vitorino Nemésio, o que quer que seja de um diletante. O seu caso, pelo contrário, é o de uma personalidade de tipo fáustico, para quem o mundo do conhecimento não tem limites."
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário