16 abril, 2020

TORREZÃO, Guiomar - FLAVIA. Illustrações de Columbano Bordallo Pinheiro, Condeixa, Felix da Costa, João Galhardo, Malhôa, Queiroz, Salgado. Lisboa, Livraria Ferin, M DCC XCVII [1897]. In-8.º (18,5 cm) de 324, [4] p. ; [1] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Livro de contos, superiormente ilustrado por alguns dos mais reputados mestres-pintores da época. Trata-se de um conjunto de pequenas novelas com interesse para o conhecimento das vivências e costumes da época. Destaca-se a narrativa Drama de uma alma, que a autora reputa de verídica, fundada num diário que lhe terá sido entregue por Estella, a "protagonista", e Joanna de Goerschen, um conto histórico cuja acção ocorre durante as campanhas napoleónicas, com a participação do próprio imperador dos franceses.
"Desde que o romance deixou de ser o producto de uma fantasia e passou a stereotypar nas paginas  de um livro o documento humano, colhido na flagrante observação do caso vivido, é evidente que o romancista preoccupa-se, acima de todas as cousas, em incutir aos que o lêem a confiança na veracidade da sua narrativa... [...]
O romance experimental de Zola, o vigoroso escalpelisador da alma moderna... [...] O romance de Eça de Queiroz, o grande psychologo portuguez, nada mais intenta do que stenographar a vida real, fixando-a nas suas actualidades, com physionomias conhecidas, casos e ocorrencias, que nos dêem a sensação de estarmos aspirando a tristesa ambiente, inherente á nossa imperfeita existencia humana. [...]
Todas estas considerações e outras, que facilmente se deduzem, fizeram com que eu hesitasse durante alguns annos, antes de entregar á publicidade Drama de uma alma, isto é a historia real e humana de um martyrio obscuro, occulto ha muito sob a pedra de um tumulo remoto."
(Drama de uma alma, excerto do proémio)
"O conde Roberto descendia da casa dos morgados de Vinhal, primeira nobreza de Traz-os-Montes. Viuvo, novo, e rico, todos os seus cuidados e affectos absorveram-se em uma filha, unica flôr de neve desabrochada nas cinzas da sua felicidade.
Estella herdara de sua mãe a belleza loira, o perfil hellenico, a alvura lirial e a suavidade do sorriso, attenuando a altivez innata e o grande ar imperativo, caracteristicos de uma raça patricia. E do pae herdára tambem a esthesia caprichosamente artistica, refractaria ao jugo das convenções, a estatura esbelta e ondulante, o tic de excentricidade, a generosidade inexgottavel e a sede de imprevisto, traduzindo-se no amor das viagens.
Concluida a sua educação, de uma complexidade rara em uma senhora portugueza, profundamente intelligente e superiormente instruida, formosa como a visão etherea de um poeta, espirituosa como uma parisiense, distincta no seu vulto esguio de estatueta como uma princeza de sangue real, Estella fez sensação, a primeira vez, que, pelo braço do pae, entrou nas salas de Lisboa."
(Drama de uma alma, excerto do Cap. I)
Indice:
I - Á tua memoria [Dedicatória]. II - Flavia. III - Amor sonhado. IV - Diario de uma complicada. V - Drama de uma alma. VI - Visão do amor no seculo xx. VII - Joanna de Goerschen.
Exemplar brochado, parcialmente por abrir, em bom estado geral de conservação. Vestígios ténues de humidade nas primeiras páginas do livro.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário