09 abril, 2020

MORENO, Mateus - DE PORTUGAL Á FLANDRES. (Cinco cartas da guerra a cinco companheiros de lutas). Lisboa, Edição da Alma Nova, 1918. In-8.º (19 cm) de 32 p. ; [3] f. il. ; B.
1.ª edição.
Conjunto de crónicas de em forma de cartas com interesse para a bibliografia da Grande Guerra. Livro ilustrado com 3 estampas separadas do texto: dois desenhos, um dos quais do autor, e uma fotogravura de um Cristo das Trincheiras.
Sobre a presente obra, com a devida vénia a Helena Roldão, da Hemeroteca de Lisboa, transcrevemos um artigo da sua autoria, cujo link infra indicamos:
"O patriota Mateus Moreno (1892-1970), fundador e diretor literário da revista [Alma Nova], decide frequentar a Escola de Oficiais Milicianos e é mobilizado em 1917, para o Corpo Expedicionário Português (CEP) ao lado dos britânicos, na Flandres francesa. Como “Alferes miliciano de Artilharia de Campanha”, o autor escreve De Portugal á Flandres (cinco cartas da guerra a cinco companheiros de lutas). Estas cartas, escritas entre 20 de abril e 25 de agosto de 1917, são publicadas na revista de dezembro de 1917, e endereçadas aos “colegas, amigos e leitores da Alma Nova” (n.º 21-24, pp. 73-79). Em forma de crónicas de guerra, as cartas descrevem a partida, a viagem, a chegada à França e a frente de batalha, tendo o autor como testemunha. Mantendo o título, Mateus Moreno lança um livro “com ilustrações", segundo o anúncio publicado nos dois últimos números da II série da revista. A última carta, intitulada “V: Ruinas…” retrata a realidade dos combatentes portugueses: “a poucas centenas de metros, ali mesmo, nas primeiras linhas da infantaria, atrôam os morteiros desaforadamente. A paisagem, a luz e o próprio ambiente vestem um ar de desespero. - O desespero da fadiga […]. Depois de cada habitual sessão de bombardeamento iam-se espreitar os estragos… - que horror! - Eram sepulturas enormes onde poderia acoitar-se uma família inteira, -  uma família com todas as habituais alimárias…"
(Fonte: http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/IGuerraMundial/IGuerraMundial_jornaiserevistas_3AlmaNova.htm)
"Sim, falar-vos daquela Flandres que ha um ano quase Portugal vem regando com o mais precioso sangue da sua Mocidade, da inimitavel Flandres dos abundantissimos canais e destorredas igrejas, da Flandres de Neuve Chapelle e das ruinas imorredoiras..."
(Intróito)
Cartas:
I - [A partida; A viagem para França]. II - A paisagem, a lingua, a hospitalidade e a mulher francêsa. III - Seis dias em «deligencia». IV - A minha bateria no combate de 7 para 8 de Julho. V - Ruinas...
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos. Capa apresenta pequeno rasgão lateral. Com três carimbos de posse no interior.
Muito raro.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário