05 abril, 2020

RIBEIRO, António dos Reis - O PADRE CASIMIRO E CAMILO. Lisboa, Editorial Enciclopédia, Lda, [1947]. In-8.º (19 cm) de 220, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Capa de Emmerico Nunes.
Interessante subsídio camiliano. 
Casimiro José Vieira (Vieira do Minho, 1817 - ?, 1895). "Sacerdote católico português, foi um dos principais chefes da guerrilha miguelista durante a guerra civil de 1846-1847. Era um forte defensor do culto das Cinco Chagas de Cristo e um legitimista convicto, que proclamava El-Rei D. Miguel do alto do Bom Jesus do Monte." (Fonte: wikipédia)
"O Padre Casimiro José Vieira, comandante das forças populares do Minho e Trás-os-Montes e defensor das Cinco Chagas, o último apendículo decerto, para que não parecesse mal, o carregar sobre a sua sotaina de Padre com o arcabuz de guerrilheiro, era natural de Vieira, no Minho.
Terra montanhosa, de clima áspero, confinando com a região barrozã de Trás-os-Montes, os seus homens são geralmente altos, espadaúdos, fortes, próprios para lutar com as hostilidades da temperatura e a braveza da terra.

O Padre Casimiro era, fisicamente, como qualquer vieirense serrano, alentado, robusto, o vigor e a saúde estampados no rosto moreno, de traços regulares e agradáveis. O seu corpo desempenado, de montanhês forte, parecia mais talhado para os trabalhos árduos do campo, do que para o mister sacerdotal, brando e remançoso.
Em 1846, quando deflagrou a revolução, depois chamada da Maria da Fonte, tinha o Padre Casimiro vinte e poucos anos e era, segundo o testemunho de Pinho Leal, que com ele tratou nessa época, um moço garboso e simpático. Acrescenta Pinho Leal, na sua maneira de dizer, tão pitoresca, que o padre era grande pândego e se tivesse alguma cultura, não havia de ser parvo de todo.
Pinho Leal é mais generoso ainda assim do que Camilo, ao apreciar os dotes intelectuais do guerrilheiro tonsurado. [...]
Mas que razões tinha Camilo, para desembestar contra o Padre Casimiro, depenado herói, a quem amargurou a velhice do sexagenário?"
(Excerto de O Padre Casimiro e Camilo)
Índice:
O Padre Casimiro e Camilo. | O Defensor das Cinco Chagas. | Camilo, Visconde de Correia Botelho. | Os Brasileiros de Camilo. | A minha Terra.
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado geral de conservação.
Pouco comum.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário