19 abril, 2020

PINA, Luiz da Câmara - A T. S. F. E AS TRANSMISSÕES : um problema da guerra moderna. [Por]... Tenente de Engenharia. Memória de Concurso para o Serviço de Estado-Maior. [Prefácio do Tenente Coronel de Engenharia Carlos de Barros Soares Branco]. Lisboa, Livraria Clássica Editora, 1938. In-4.º (23 cm) de 194, [2] p. ; [12] p. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante monografia com interesse para a história das Transmissões em Portugal. Inclui breve resenha sobre a utilização das comunicações durante a Grande Guerra.
Livro ilustrado no texto com quadros, esquemas e diagramas, e em separado, com 13 fotogravuras a p.b.
Sobre esta obra em particular, com a devida vénia ao MGen Pedroso Lima, reproduzimos excerto do artigo O livro “A TSF e as Transmissões”, in https://historiadastransmissoes.wordpress.com/2013/10/29/o-livro-a-tsf-e-as-transmissoes/
"A obra “A TSF e as Transmissões”, publicada em 1938, da autoria do então tenente de Engenharia Luís de Câmara Pina (1904-1980), é um livro de referência na História das Transmissões Militares.
Trata-se de uma obra diferente de todas as publicadas sobre transmissões do Exército e que apresenta características próprias, algumas das quais passaremos a destacar.
Embora se trate de um livro baseado na Memória do Concurso para o Serviço de Estado-Maior, o livro ultrapassa claramente o âmbito exclusivamente militar. Sendo a parte essencial do livro, dedicada à técnica e organização das transmissões a considerar para o conveniente aproveitamento da TSF, não deixando de incluir uma referência às grandes invenções de Leonardo da Vinci, que compara com a invenção da TSF, bem como enuncia as suas grandes potencialidades futuras e os perigos que comporta.

O autor escreve muito bem, revela cultura histórica, demonstra estar bem preparado tecnicamente, é imaginativo e a sua escrita é muito agradável de ler.
Outra particularidade do livro é que o autor do Prefácio do livro é o então tenente coronel Soares Branco, e que também, como o general Pina, foi uma figura de projeção nacional e um grande vulto das transmissões dado o brilho da sua atuação na Grande Guerra como chefe do Serviço Telegráfico do C.E.P."

"A guerra é um problema de harmonia, e, como tal, exige a coordenação de todos os esforços para um fim determinado - a imposição de uma vontade.
As armas são diferentes, as técnicas são múltiplas, mas o objectivo é um só:por isso a variedade técnica serve a unidade táctica, única maneira de se conseguir a conjugação de todos os elementos que intervêm na batalha.
Sem esta ligação seria impossível unificar a acção e, diz Ludendorff, é de uma acção conjunta que tudo depende.
Imediatamente se vê que a Ligação, necessidade que se advinha e quási inconscientemente se pressente, é, sobretudo, uma resultante, uma conseqüência; não é um princípio que se possa estabelecer à priori, é antes um fim que por variadíssimos meios se procura alcançar. [...]
 Êste entendimento prepara-se deste o tempo de paz pela comunhão num mesmo ideal e pela unidade de doutrina; assegura-se em tempo de guerra pelo contacto.
Os meios pelos quais se estabelece êste contacto através da distância e dos obstáculos chamam-se meios de transmissão."
(Excerto do Cap. I, A Ligação e as Transmissões)
Índice: Prefácio. | Introdução. | Teses. | I - A Ligação e as Transmissões. Princípios gerais; Evolução; O Problema das Transmissões; A T. S. F. meio de transmissão. II - Generalidades sobre a Organização das Transmissões. Em tempo de paz; Em campanha; III - O emprêgo da T. S. F. em campanha. Princípios gerais; Rêdes de T. S. F.; A Escuta e a Radiogoniometria; A Protecção e o Segrêdo; Aparelhos de T. S. F. IV - Perspectivas. Nota final; Bibliografia.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário