27 abril, 2020

JOHNSON, Douglas W. - CARTA DE UM AMERICANO A UM ALLEMÃO. Por... Professor da Universidade de Columbia. Documentos para a Historia Geral da Guerra de 1914. I. London, Eyre and Spottiswoode, Ltd, 1917. In-8.º (18 cm) de 72 p. ; B.
1.ª edição.
Publicação com interesse para a bibliografia WW1, organizada pelo Comité Internacional "Veritas" de Rio Grande, Brasil.
"O Comité Internacional "Veritas" foi organisado no Rio Grande em julho de 1915. Seus fundadores se inspiraram no objectivo exclusivo de promoverem a publicação em lingua portugueza da maior copia possivel de documentos e de trabalhos relativos á Conflagração Européa, especialmente dos que se referem aos acontecimentos satellites da acção militar propriamente dita. [...]
(Excerto da introdução do Dr. A. Duprat, Presidente da "Veritas")
"Esta carta escripta pelo Snr. Douglas W. Johnson, professor da Universidade de Columbia, em New York, é a resposta a uma carta advogando a causa da Allemanha, que elle recebeu de um professor de uma Universidade allemã. Pelo rigor, emoção e eloquencia, ella constitue um precioso testemunho da opinião que tem sobre a guerra alguns meios esclarecidos da America.
Revue de Paris, 15 de Septembro, 1916."
"Recebi vossas duas cartas, contendo recortes de jornaes, bem como vosso cartão postal. Posso assegurar-vos que não foi por impolidez que demorei em responder. [...] Se tardei em responder, foi por duvidar intimamente que uma carta minha vos pudesse ser util.
Não posso compartilhar da vossa opinião sobre a responsabilidade da Allemanha n'esta guerra, nem sobre os methodos por ella empregados para fazel-a. Não penso que possa ser proveitosa uma exposição de minhas ideias pessoaes sobre este assumpto vital. Vossas cartas deixam transparecer que foram escriptas sob a influencia de uma emoção intensa, emoção que se pode comprehender e respeitar, mas que nos deve impedir de acolher com imparcialidade vistas oppostas ás vossas.
Uma vez que vosso paiz se vê cercado de adversarios poderosos; uma vez que vossos filhos invadiram como um diluvio, terras extrangeiras, no cumprimentos heroico das ordens de vosso governo; uma vez que a patria que adoraes se acha moralmente isolada; por todos os neutros condemnada pelos crimes barbaros que ella tem comettido contra a civilisação; não se pode esperar que vos seja possivel escrever com a exactidão e a prudencia scientifica, que teria sido, em condições ordinarias, o vosso ideal."
(Excerto da Carta)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas oxidadas.
Raro.
Com intresse histórico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário