01 setembro, 2014

LIVRO DE HOMENAGEM AO PROFESSOR FERNANDO FONSECA. Colectânea de depoimentos e de trabalhos científicos : 26 de Abril de 1965. [Lisboa], [s.n. - Composta e impressa na Empresa Tipográfica Casa Portuguesa, Lisboa], 1965. In-4.º (25 cm) de 1220, [8] p. ; [3] f. il. ; B.
1.ª edição.
Homenagem ao Prof. Fernando Fonseca. Colectânea de trabalhos, iniciativa de discípulos, amigos e admiradores a propósito da jubilação do Mestre.
Livro ilustrado no texto e em folhas separadas com desenhos, gráficos e estampas reproduzindo retratos do Prof. Fernando Fonseca e de personalidades que com ele privaram, e fotografias de actos médico-científicos.
"Pertence ao batalhão de infantaria n.º 23 do C. E. P., que voluntariamente se ofereceu, em Outubro de 1918, para constituir uma unidade de assalto, a qual tomou parte na última ofensiva como batalhão independente, incorporado na 140 brigada britânica. Condecorado com a medalha da Vitória, medalha comemorativa das campanhas do Exército Português, com a legenda «França 1917-1918», com o grau de cavaleiro da Ordem de Cristo e autorizado a usar o distintivo da Torre e Espada, a que se refere o § 2.º do artigo 43º do Decreto n.º 6205, e uma palma dourada sobre a fita das insígnias da Ordem de Cristo."
(Excerto do testemunho de Hélder Ribeiro, Coronel de Infantaria e do Estado Maior, em I PARTE, Memórias do B. I. na Bélgica e do seu serviço de saúde)
Índice: I PARTE - Testemunhos de Homenagem. II PARTE - Trabalhos científicos. III PARTE - Trabalhos médicos.
Fernando Fonseca (1895-1974). Foi um dos mais notáveis médicos da sua geração. Licenciou-se em medicina em 1918 pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Notabilizou-se pela sua actividade pedagógica e clínica. Esteve em França, integrado no Corpo Expedicionário Português. Em sua homenagem, um hospital da região de Lisboa recebeu o seu nome, o Hospital Amadora-Sintra.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. rosto (ou autógrafo do Mestre?).
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário