02 setembro, 2014

PIMENTEL, Alberto - O NATAL NA RESIDENCIA. Poemeto por... Com um prefacio de Camillo Castello Branco. Porto, Viuva Moré - Editora, 1871. In-8º (19,5cm) de 54, [2] p. ; E.
1.ª edição.
Apreciada obra de Alberto Pimentel, uma das primeiras a ser publicada e raramente citada nas suas bibliografias. Valorizada pelo extenso e elogioso prefácio de Camilo, tratando-se, por conseguinte, também, de uma rara peça camiliana.
"Poesia que enternece a lagrimas; condão de influir aos seios da alma melancolias saudaveis e confortadoras; magia que surte da alteza da ideia com a suavidade da fórma; graça e donaire que sobreluzem na escuridade d'umas tristezas que se entranham no coração de quem as lê; talento de levantar uma ideia de curto fôlego até onde sobem os mais transcendentes themas da ardua vida do homem; melodia, suavidade, compuncção e, emfim, prestante poesia que nos está revelando um bom talento e um generoso animo: taes são as impressões que nos deixou O Natal na Residencia, poesia do snr. Alberto Pimentel.
Já lhe são decorridos ao laborioso moço alguns annos de indefessa tarefa n'este ruim viver das letras. Devia ter esmorecido, se a vocação não fosse n'elle um motor obstinado, uma fadiga consoladora, um lidar que tem as sublimes alegreias do lavor immaculado."
(excerto do prefácio, A quem ler)

"Na noite de festa,
Quem ha que não gosta
De ter o Presepe melhor que um palmito,
E a mesa bem posta,
E a casa com luzes, e tudo bonito?
As noites do anno são todas as mesmas,
Mas esta! mas esta!
A noite de festa!
No grande palacio, no pobre casebre,
Em vindo este dia,
Transforma-se em febre
Tamanha alegria!"

(excerto do poema)

Encadernação inteira de tela com título e autor gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Apresenta picos de acidez nas páginas, ao longo da obra. Discreta assinatura de posse na última página do livro.
Raro.
Sem indicação de registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário