22 setembro, 2014

MAGALHÃES, Matheus de - MULHER FUNESTA. HOMEM FUNESTO. Lisboa, Editor Silva Junior & C.ª, 1866. In-8º (17cm) de XIV, [2], 202, [2] p. ; E.
1.ª edição.
Muito valorizada pelo extenso prefácio de Luís Augusto Rebelo da Silva (12 p.).
Obra composta por duas novelas independentes; em comum, a crueldade e a morte, no feminino e no masculino.
"Quem passasse defronte da residencia do prior de Alhos-Vedros, do dia 12 de março de 18..., das dez para as onze horas da manhã, havia de estranhar o desusado movimento que lá ia.
Á porta estava parado um arrieiro guardando duas cavalgaduras. Em cima, perpassando pelas janellas, avistava-se de quando em quando o vulto melancolico e triste do padre João Caetano, o prior."
(excerto do início da novela Mulher Funesta)
"Barnabé Pinto da Fonseca, moço bem parecido e trajando com muito primor, era tido entre os rapazes de Lisboa, no anno de 184..., pouco mais ou menos, por modelo de elegantes no vestir e no modo de se apresentar.
Tinha elle sua poisada no hotel da Europa, onde se banqueteava com amigos que eram mancebos da mais escolhida sociedade. Nunhum d'elles, porém, lograva atinar com as verdadeiras razões que a Lisboa o prendiam; posto que muitos ajuizando do que poderia ser, affirmavam umas vezes que era coisa de paixão amorosa, outras que motivos occultos o retinham na capital.
Eram as damas quem mais fallava de Barnabé, e todas á uma ambicionavam que lh'o designassem quando no theatro ou em outro publico ajuntamento apparecia a deshoras."
(excerto do início da novela Um Homem Funesto)
Mateus Luís Coelho de Magalhães (1837-?). Filho natural de José Estevão (1809-1862), famoso político e tribuno português. De Mateus de Magalhães, pouco foi possível apurar, para além da existência de uma outra obra da sua autoria registada na base de dados da BNP, Receita para curar paixões (1865), ao contrário da presente, que não consta na lista da BNP.
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Manuseado, com defeitos; folha de rosto algo suja.
Raro.
Sem indicação de registo na Biblioteca Nacional (BNP).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário