14 setembro, 2014

AGUILAR, Eduardo de - TRAGEDIAS DE ROMA : romance original. De... Lisboa, Edição do Autor, Setembro 1913. In-8.º (19 cm) de 631, [3] p. ; E.
1.ª edição.
Romance histórico sobre o Império Romano; retrata o período conturbado que se seguiu ao suicídio de Nero.
"Naquela noite, nas ruas estreitas de Roma, travara-se uma luta sangrenta entre os escravos de duas casas e, quando o dia surgiu, varios corpos se viam, cobertos de sangue e de lama, caidos aqui e ali, com os craneos ou os peitos abertos a golpes, certeiros e brutaes, de afiados gladios.
Os habitantes, apesar dos gritos dos vencidos e dos vencedores, não ousavam sair de suas casas, pois sabiam que, muitas vezes, o imperador, disfarçado em escravo, se envolvia nas desordens, instigando os partidarios, animando a carnificina, seguro sempre pelas espadas dos pretorianos que, perversos e a soldo, lhe serviam de escudo formidavel para as suas degradações."
Eduardo de Aguilar (1875-1942). Escritor português. Além dos anos do seu nascimento e morte, não foi possível apurar outros dados biográficos. Publicou romances e peças de teatro. Tem cerca de 15 obras registadas na Biblioteca Nacional.
Encadernação cartonada em meia de percalina. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Pequena mancha de humidade visível na parte superior das 3 últimas folhas de texto.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário